Comunicação, diversidades e cultura organizacional:

estratégias discursivas empregadas pela revista Exame

Autores

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional, Cultura Organizacional, Diversidades, Estratégias Discursivas, Revista Exame

Resumo

O artigo tem como objetivo evidenciar estratégias discursivas empregadas pela Revista Exame que correlacionam as temáticas da diversidade e da cultura organizacional. Para isso, realizamos revisão de literatura, articulando conceitos em perspectiva de interfaces, e, metodologicamente, nos orientamos e alicerçamos nossos procedimentos em alguns elementos da análise de discurso, a fim de identificarmos marcas discursivas que desvelam tais estratégias. Como resultados, evidenciamos quatro estratégias discursivas principais, que envolvem ações para a ressignificação (acomodação) das diversidades na cultura organizacional, em perspectiva de seu gerenciamento e produtividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Gabriel Fajardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação (UFRGS) e bolsista CAPES. Mestre em Comunicação (UFRGS). Relações-Públicas (FEEVALE). Pesquisador membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP/UFRGS). E-mail: sfajardopoa@hotmail.com.

Bruno Vinhola, UFRGS

Professor e pesquisador na Fabico/UFRGS. Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS) e integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Especialista em Planejamento em Comunicação e em Gestão de Crises de Imagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Graduado em Comunicação Social / Jornalismo pelo Centro Universitário Metodista IPA (2011)

Rudimar Baldissera, UFRGS

Doutor em Comunicação Social. Mestre em Comunicação/Semiótica. Professor e pesquisador na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Coordenador do Programa de Pós-Graduação
em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista produtividade do
CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder
(GCCOP) da UFRGS. 

Referências

ALVES, Mario Aquino; GALEÃO-SILVA, Luis Guilherme. A crítica da gestão da diversidade nas organizações. In: RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, EAESP, v. 44, n. 3, p. 20-29, jul./set. 2004.

BALDISSERA, Rudimar. Imagem-conceito: anterior à comunicação, um lugar de significação. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2004.

____. Comunicação Organizacional: uma reflexão possível a partir do Paradigma da Complexidade. In: OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; SOARES, Ana Thereza Nogueira (org.). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. São Caetano do Sul - SP: Difusão, 2008b, p. 149- 177.

____. A teoria da complexidade e novas perspectivas para os estudos de comunicação organizacional. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. V. 01. São Paulo: Saraiva, 2009a, p. 135-164.

____. Comunicação, organizações e comunidade: disputas e interdependências no (re)tecer as culturas. In: III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 2009, São Paulo. Anais Abrapcorp 2009. São Paulo: Abrapcorp, 2009. Disponivel em: https://www.abrapcorp2.org.br/anais2009/pdf/GT2_Rudimar.pdf. Acesso em março de 2022.

_____. A comunicação no (re)tecer da cultura organizacional. In: Revista Latinoamericana de ciencias de la comunicación. 10, 52-62, 2011. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/16. Acesso em março de 2022.

BALDISSERA, Rudimar; VINHOLA, Bruno. Midiatização e Comunicação Organizacional: aproximações tentativas. In: Revista Animus (Santa Maria, Online), v. 19, p. 22-39, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/39595. Acesso em março de 2022.

BENETTI, Marcia. Análise de Discurso como método de pesquisa em Comunicação. In: MOURA, Cláudia Peixoto de; LOPES, Maria Immaculada Vassallo de. Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas / Porto Alegre; EDIPUCRS, 2016, 326 p.

FLEURY, Maria Tereza Leme. Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. In: RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, EAESP, v. 40, n. 3, p. 18-25, jul./set. 2000.

GEERTZ, Clifford. Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora SA, 1989.

MORIN, Edgar. Método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.

_____. O Método 4: as ideias. Porto Alegre: Sulina, 2001.

_____. O método: as ideias. Porto Alegre: Sulina, 2005.

NETTO, Michel Nicolau. A diferença do discurso da diversidade. In: Revista Contemporânea. v.7, n.1, p. 39-61, jan.-jun. 2017.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: Princípio e Procedimentos. 8ª edição. Campinas: Pontes, 2009.

SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009

TOTH, Elizabet. Gestão da comunicação em função da diversidade nas organizações. In.: KUNSCH, Margarida Krohling. Comunicação como fator de humanização nas organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010, p. 125-134.

URIBE, Pablo Múnera. La idea de organización: una concepción amplia para una acción efectiva. Editorial comunicación. 2009.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

FAJARDO, S. G.; VINHOLA, B. .; BALDISSERA, R. Comunicação, diversidades e cultura organizacional: : estratégias discursivas empregadas pela revista Exame . Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 22, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/70950. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações Públicas, Comunicação Organizacional e narrativas contemporânea

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)