Subculturas de fãs e telenovelas da Rede Globo: a disputa entre shippers como estratégia de propagação

Authors

  • Cecília Almeida Rodrigues Lima PPGC/UFPB
  • Gêsa Karla Cavalcante

Abstract

Emissoras de televisão têm criado estratégias para adaptar-se a um cenário de múltiplas telas. Buscam estimular nas plataformas digitais uma dinâmica de retroalimentação de seus conteúdos, onde os fãs, por seu potencial de engajamento, tornaram-se seu destinatário principal. Este artigo tem o objetivo analisar as estratégias de propagação utilizadas pela Rede Globo nas telenovelas Sete Vidas e Totalmente Demais, com particular interesse no uso de recursos e táticas utilizadas para provocar as disputas entre fãs (shippers) de casais envolvidos em triângulos amorosos nas duas narrativas. Parte da hipótese de que, alimentar essa disputa nas redes sociais fez com que a expectativa para o desfecho aumentasse, o que repercutiu em maiores números na audiência. Palavras-chave: Cultura de fãs. TV Social. Transmídia. Controvérsia. Shipper.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-12-24

How to Cite

LIMA, C. A. R.; CAVALCANTE, G. K. Subculturas de fãs e telenovelas da Rede Globo: a disputa entre shippers como estratégia de propagação. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 9, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/32101. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Dossier: New Emerging Interactional Environments and Practices

Most read articles by the same author(s)