Entre utilitario y hedónico:

una breve reflexión sobre el consumo en el mercado informal

Autores/as

  • Rogério Luiz Covaleski PPGC/UFPB
  • Sthael Luiza Fiabane

Palabras clave:

Consumo, Publicidad, Comercio Informal, Comunicación Popular, Espíritu Emprendedor

Resumen

Este artigo é o resultado da observação e análise da comunicação verbal produzida por comerciantes informais no centro do Recife,que foi contraposta com conceitos do sociólogo ZygmuntBauman (2008) e relativizada por meio de considerações do antropólogoEverardo Rocha (2006) em referênciaao fenômeno do consumo. Com a finalidade de entender as produções na informalidade e a cultura em que se inserem, lançamos um olhar direcionado a mercadores que trabalham com produtos de fins exclusivamente utilitários e abordamos as classificações e os significados, imprescindíveis para o consumo, atribuídos aos objetos neste mercado. No contexto estudado, há menor apelo a desejos embebidos de emoção, representações espetaculares e recursos estéticos que se valem de imagens e silenciam o produto. Na comunicação popular, os comerciantes recorrem ao objeto e suas principais funções, contrariando uma lógica predominante de comunicação e mercado que enfatiza a dimensão hedônica e de distinção.

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Publicado

2015-06-26

Cómo citar

COVALESKI, R. L.; FIABANE, S. L. Entre utilitario y hedónico:: una breve reflexión sobre el consumo en el mercado informal. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/24708. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos