Entre utilitario y hedónico:
una breve reflexión sobre el consumo en el mercado informal
Palabras clave:
Consumo, Publicidad, Comercio Informal, Comunicación Popular, Espíritu EmprendedorResumen
Este artigo é o resultado da observação e análise da comunicação verbal produzida por comerciantes informais no centro do Recife,que foi contraposta com conceitos do sociólogo ZygmuntBauman (2008) e relativizada por meio de considerações do antropólogoEverardo Rocha (2006) em referênciaao fenômeno do consumo. Com a finalidade de entender as produções na informalidade e a cultura em que se inserem, lançamos um olhar direcionado a mercadores que trabalham com produtos de fins exclusivamente utilitários e abordamos as classificações e os significados, imprescindíveis para o consumo, atribuídos aos objetos neste mercado. No contexto estudado, há menor apelo a desejos embebidos de emoção, representações espetaculares e recursos estéticos que se valem de imagens e silenciam o produto. Na comunicação popular, os comerciantes recorrem ao objeto e suas principais funções, contrariando uma lógica predominante de comunicação e mercado que enfatiza a dimensão hedônica e de distinção.
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