Por uma compreensão das assimetrias da comunicação pública:

atravessamentos entre relações públicas, organizações e legitimidade no ecossistema midiático

Autores

  • Rodrigo Mauricio Soares Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Relações Públicas, Comunicação Pública, Legitimidade

Resumo

Este artigo articula aspectos teóricos que permeiam as contribuições das relações públicas para a obtenção de legitimidade das organizações, discutindo como a práxis das RRPP pode influenciar tal processo e resultar no fortalecimento da esfera pública da comunicação. Promove o diálogo entre os conceitos de legitimidade presentes em Waraas (2020) e Barrichelo (2008, 2021), correlacionando-os às perspectivas sobre relações públicas trabalhadas por Peruzo (1986) e Pereira (2017) e em observância das noções sobre comunicação pública utilizadas por Zémor (1995) e López (2013). O percurso metodológico contempla a pesquisa bibliográfica (Marconi;Lakatos, 2010) como procedimento norteador do artigo, buscando sistematizar e correlacionar distintas perspectivas sobre o fenômeno investigado. Destaca-se como a accountability, originada na administração pública, tem se expandido para o setor privado, exigindo das empresas uma maior transparência. Como resultado, posiciona as relações públicas sob uma perspectiva estratégica, discutindo pontos de tensão entre os interesses organizacionais, valores democráticos e o interesse público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASHFORTH, B.; GIBBS, B. The double-edge of organizational legitimation. Organization Science, v. 1, n. 2, p. 177-194, 1990. DOI: 10.1287/orsc.1.2.177.

BARICHELLO, Eugenia; SCHEID, Daiane; KEGLER, Jaqueline; ABAID, Camille; CARVALHO, Clarissa. Visibilidade midiática, legitimação e responsabilidade social: Dez estudos sobre as práticas de comunicação na Universidade. 2021.

BARRICHELLO, Eugênia M. da Rocha. Apontamentos em torno da visibilidade e da lógica de legitimação das instituições na sociedade midiatizada. In: DUARTE, Maria E. Bastos; CASTRO, Maria Lilia Dias de (Org.). Em torno das mídias. Porto Alegre: Sulina, 2008. p. 237-249.

BERGER, P.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.

CHRISTENSEN, Lars; LANGER, Roy. Public Relations and the Strategic Use of Transparency: Consistency, Hypocrisy, and Corporate Change. In: Annals of International Communication Association Annual Conference, Quebec, Canadá, maio 2008.

DAS GRAÇAS RUA, Maria. Análise de políticas públicas: conceitos básicos. Manuscrito, elaborado para o Programa de Apoio a Gerência Social no Brasil. Banco Interamericano de Desenvolvimento: INDES, 1997.

DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. The Iron Cage Revisited: Institutional Isomorphism and Collective Rationality in Organizational Fields. American Sociological Review, v. 48, n. 2, p. 147, 1983. DOI: 10.2307/2095101.

DUARTE, Jorge. Sobre a emergência do(s) conceito(s) de comunicação pública. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Comunicação pública, sociedade e cidadania. São Caetano do Sul (SP): Difusão, 2011.

EDWARDS, Lee; HODGES, Caroline E. M. (eds.). Public relations, society & culture: theoretical and empirical explorations. London; New York: Routledge, 2011.

EDWARDS, Lee. Defining the ‘object’ of public relations research: a new starting point. Public Relations Inquiry, v. 1, n. 1, p. 7-30, 2011.

FERRARI, M. A. A prática das Relações Públicas no cenário brasileiro e latino-americano. In: FERRARI, M. A.; FRANÇA, F. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão, 2011. p. 197-246.

FREDRIKSSON, M. On Beck: risk and subpolitics in reflexive modernity. London: Routledge, 2009.

HEATH, R. L. A rhetorical enactment rationale for public relations: The good organization communicating well. In: HEATH, R. L. (Ed.). Handbook of public relations. Thousand Oaks, CA: Sage, 2001. p. 31-50.

HENRIQUES, M. S.; SILVA, Daniel Reis. Reposicionando a noção de influência nas relações públicas: articulações teóricas preliminares e perspectivas de estudo. In: FARIAS, L. A.; LEMOS, E.; REBECCHI, C. N. (Org.). Opinião pública, comunicação e organizações: convergências e perspectivas contemporâneas. 1. ed. São Paulo: Abrapcorp, 2020. v. 1, p. 69-88

L’ETANG, J.; PIECZKA, M. Critical perspectives in public relations. London: International Thomson Business Press, 1996.

LÓPEZ, Juan Camilo Jaramillo. Experiencia de la Comunicación Pública. Canadá, 2003.

PEREIRA, Else Lemos Inácio. A era pós-disciplinar e o ambiente contemporâneo de relações públicas: cosmovisão ampliada da disciplina. 2017. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. doi: 10.11606/T.27.2017.tde-23052017-153254. Acesso em: 01 jul. 2024.

PERUZZO, C. M. K. Relações Públicas no modo de produção capitalista. São Paulo: Summus, 1986.

PINHO, José Antonio Gomes de; SACRAMENTO, Ana Rita Silva. Accountability: já podemos traduzi-la para o português? Revista de Administração Pública, v. 43, p. 1343-1368, 2009.

SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas: função política. São Paulo: Summus, 1995. 250 p.

STREECK, W.; SCHMITTER, P. (Orgs.). Private Interest Government: Beyond Market and State. London: Sage Publications, 1985.

STRÖMBÄCK, J.; KIOUSIS, S. Political Public Relations: Principles and Applications. New York: Routledge, 2011.

TOTH, E. L. Reflections on the field. In: HEATH, R. L. (Ed.). The SAGE handbook of public relations. Thousand Oaks, CA: Sage, 2010. p. 711-722.

WÆRAAS, A. Public Sector Communication and Organizational Legitimacy. In: LUOMA-AHO, V.; CANEL, M. (Eds.). The Handbook of Public Sector Communication, 1ª ed. Hoboken, NJ: Wiley-Blackwell, 2020. p. 45-58. https://doi.org/10.1002/9781119263203.fmatter.

ZÉMOR, Pierre. La Communication publique. Paris: PUF, 1995. Tradução resumida do livro: Elizabeth P. Brandão. Disponível em: https://comunicacaopublicaufes.files.wordpress.com/2011/12/comunicacaopublica-pierrezemor-traducao.pdf. Acesso em: abr/2024.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

SOARES, R. M. Por uma compreensão das assimetrias da comunicação pública: : atravessamentos entre relações públicas, organizações e legitimidade no ecossistema midiático. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 22, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/70943. Acesso em: 22 nov. 2024.