A Formação de Intérpretes nos Estados Unidos - Um Novo Paradigma?

  • Reynaldo Pagura University of Illinois at Urbana-Champaign

Resumo

Historicamente, a formação de intérpretes se concentrou em turmas com pares de línguas específicos, com o propósito específico de formar intérpretes de conferências, seguindo um modelo defendido pela AIIC (Association Internationale des Interprètes de Conférence) desde, aproximadamente, os anos 60 do século passado, visando a atender, nitidamente, ao mercado europeu – mas adotado em praticamente todo o mundo. As necessidades dos Estados Unidos nas últimas décadas, no entanto, têm apontado na direção de se formar intérpretes que possam atuar, principalmente, em situações judiciárias, médicas e escolares, sem com isso eliminar o atendimento ao mercado de conferências internacionais. Além disso, a multiplicidade de idiomas que se fazem necessários na combinação linguística dos intérpretes no país torna quase impossível a formação de turmas com pares de línguas específicos, adotado no modelo tradicional. Este artigo aponta para o fato de que as mesmas habilidades interpretativas, a saber, o desempenho nas modalidades consecutiva e simultânea, além da tradução à prima-vista, se fazem necessárias a intérpretes de qualquer par linguístico e em qualquer cenário de atuação. É esse fato que tem impulsionado a criação de uma série de programas de formação de intérpretes nos Estados Unidos seguindo um novo paradigma, diferente do tradicionalmente defendido pela AIIC: cada vez mais, os programas em universidades ou como cursos livres formam intérpretes num ambiente multilíngue e “multipropósito”. Os programas ainda existentes no pais que seguem o paradigma tradicional tornam-se extremamente caros, devido ao pequenos número de alunos com o mesmo par linguístico; enfrentam , ainda, grandes dificuldades não só na manutenção das turmas em ritmo regular, mas também na contratação de formadores especializados e (nas universidades) com a titulação mínima para uma carreira acadêmica.
Publicado
2020-04-28