GÊNEROS DO DISCURSO: UMA APROPRIAÇÃO/PROPOSTA DOS PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO DE LÍNGUA(GEM)

Autores/as

  • Wilza Karla Leão de Macedo
  • Vânia Lúcia Menezes Torga

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar uma noção acerca dos gêneros do discurso, considerando pressupostos bakhtinianos sobre língua(gem). Em uma perspectiva dialógica, será identificado o que prescrevem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa (LP) quanto aos gêneros discursivos e como esses se apresentam, no parâmetro, como uma proposta de ensino de língua. Como resultado obtido, mediante análise, observou-se que o parâmetro viabiliza o entendimento de que o ensino de língua(gem) não deve ser construído na neutralidade, com base nos “arquivos” contidos na gramática normativa. Assim, propõe um ensino considerando o texto - os gêneros do discurso - como portador de vozes que concebe o diálogo, a dinâmica discursiva entre o eu e o outro, a condição de réplica, de uma tomada de posição que gera outros textos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-09-29

Cómo citar

LEÃO DE MACEDO, W. K.; TORGA, V. L. M. GÊNEROS DO DISCURSO: UMA APROPRIAÇÃO/PROPOSTA DOS PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO DE LÍNGUA(GEM). DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/10300. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos