OPERADORES ASPECTUAIS E INTERPRETAÇÃO DO PREDICADO
Palavras-chave:
Operadores Aspectuais, Semântica, SintaxeResumo
O objeto de reflexão deste artigo é o predicado que autoriza uma interpretação temporal de futuro por intermédio de adjuntos adverbiais de tempo, que atuam como Operadores Aspectuais, mesmo com verbos no presente. Adotamos os pressupostos teóricos do gerativismo sob uma interface sintático-semântica do léxico para analisar os contextos estruturais em que as sentenças com tempo verbal no presente permitem uma interpretação aspectual em função do futuro. Utilizamos o método hipotético-dedutivo, a partir de dados de introspecção, para evidenciar que essa leitura aspectual do predicado é possível dependendo do tipo de verbo. Dessa forma, é realizada uma análise estrutural a partir de um esquema de léxico que busca não só explicar como cada elemento da sentença se comporta a fim de autorizar a interpretação do predicado, como também mostrar por que em algumas sentenças essa leitura aspectual não é permitida.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-15
Como Citar
DE OLIVEIRA, A. A. OPERADORES ASPECTUAIS E INTERPRETAÇÃO DO PREDICADO. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 183–211, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/18007. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.