O ADJETIVO ‘FALSO’ NUMA PERSPECTIVA MULTISSISTÊMICA DA LÍNGUA
Palavras-chave:
adjetivo privativo, tensão homonímica, abordagem multissistêmica da línguaResumo
O foco de nosso trabalho é o estudo do adjetivo ‘falso’ nos contextos discursivos em que seu uso evidencie um caráter qualificativo (predicativo) ou de negação (privativo). Estamos considerando essa representação a partir do sintagma adjetival (SAdj), tido como núcleo lexical com conteúdo semântico, em estruturas como ‘revólver falso’. O corpus para análise é composto por textos retirados da internet, através da ferramenta de buscas Google. Enfatizamos que o viés para tal estudo será a análise a partir de três eixos: a) a Abordagem Multissistêmica da Língua (CASTILHO 2006, 2010), que analisa o caráter dinâmico, multidirecional e translinear nos processos linguísticos (língua-enquanto-processo); b) a abordagem formalista, no que diz respeito à primeira concepção de adjetivo privativo (KAMP, 1975), às condições de verdade (CHIERCHIA, 2003) e à noção de homonímia (CARVALHO, 2005); c) a abordagem cognitivista, através dos conceitos de cognição (SILVA, 2010), de adjetivos privativos (COULSON, 2001) e de tensão homonímica (SILVA, 2006; 2010).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-08-15
Como Citar
JESUS, D. A. de; DAMASCENO, G. L. N. O ADJETIVO ‘FALSO’ NUMA PERSPECTIVA MULTISSISTÊMICA DA LÍNGUA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 237–259, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/18575. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.