FOCALIZAÇÃO E TEMPO NA PERSPECTIVA DE UMA (NOVA) VISÃO DE MUNDO: MACHADO DE ASSIS E MICHEL LAUB
Palavras-chave:
Narrador, Personagem, Tempo, Visão de Mundo.Resumo
Com base nos pressupostos da Teoria Literária, discutimos a relação entre narrador e personagem mediante a focalização autodiegética proposta por Gérard Genette. Para tanto, escolhemos dois contos para estabelecer tais discussões: “O ultimo dia de um poeta”, de Machado de Assis, e “O homem da praia”, de Michel Laub. Nosso objetivo é dissociar os posicionamentos entre o eu narrador e o eu narrado, em face ao foco autodiegético, demonstrando também o quanto pode haver de semelhanças entre uma obra do século XIX e outra do XXI. A análise tem por base a pesquisa bibliográfica, com atenção nas categorias da Teoria Literária e suas relações silogísticas e conceituas com os textos literários. Estas reflexões intentam demonstrar que o tempo (cronológico, factual) provoca mudanças sincrônicas nas categorias literárias, neste caso,do eu narrador e do eu narrado no conto machadiano e na visão de mundo do narrador de Michel Laub.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-01-16
Como Citar
SANTOS, R. C. Z. FOCALIZAÇÃO E TEMPO NA PERSPECTIVA DE UMA (NOVA) VISÃO DE MUNDO: MACHADO DE ASSIS E MICHEL LAUB. DLCV, João Pessoa, PB, v. 11, n. 1, p. 65–81, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/19432. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.