Sadismo, masoquismo e relações de poder no conto "O corpo", de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n1.42205Resumo
O conto “O Corpo”, publicado por Clarice Lispector no livro A via crucis do corpo, em 1974, narra a história de um homem bígamo que se vê em conflito com as suas duas esposas. Casados sob o mesmo teto, Xavier, Carmem e Beatriz sofrem com as consequências provenientes da realização de seus desejos: Ele, o de satisfazer suas vontades em detrimento de suas esposas, elas, o de não permitir mais nenhum tipo de humilhação por parte do marido. Armado esse impasse, o trio assume posturas e toma decisões que vem a desembocar em dores físicas e/ou psíquicas, culminando em um desenlace trágico e sanguinolento da união conjugal. Nesse sentido, objetivamos, neste trabalho, investigar uma possível aplicação, nesses seres ficcionais, da teoria psicanalítica a respeito do sadismo, do masoquismo e, consequentemente, do sadomasoquismo. Para tanto, faremos uso dos estudos desenvolvidos por Freud (2016), Laplanche e Pontalis (2016), McWilliams (2014), dentre outros. Nas considerações deste trabalho, apresentaremos achados a respeito da subversão feminina e das relações de poder entre homens e mulheres sob a ótica de uma escritora que não economizou em plasmar sua própria subjetividade na produção artística de sua obra.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-12-20
Como Citar
COSTA, J. L. da. Sadismo, masoquismo e relações de poder no conto "O corpo", de Clarice Lispector. DLCV, João Pessoa, PB, v. 14, n. 1, p. 65–77, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2018v14n1.42205. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/42205. Acesso em: 23 dez. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ: Clarice Lispector (1920-1977)
Licença
Copyright (c) 2018 DLCV - Língua, Linguística & Literatura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.