Figuras retóricas como reforço à amplificatio na Oratio pro Sestio

Autores

  • Francisco de Assis Costa de Lima Universidade Federal do Amazonas
  • Grace dos Anjos Freire Bandeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2019v15n1.46212

Resumo

O discurso em defesa de Séstio (Oratio pro Sestio) constitui uma das mais belas páginas escritas por Cícero em sua vasta produção literária, sobretudo pela paixão e pelo vigor com que o orador empunha as palavras para defender seu cliente e exprimir suas impressões sobre o conturbado momento político de Roma no final da primeira metade do século I a. C. Nele, Cícero mobiliza, entre outros recursos retóricos, a amplificatio, que consideramos constituir a estratégia retórica central da obra, razão para o êxito do orador. Neste artigo, pretendemos demonstrar o uso das figuras retóricas como recurso argumentativo de reforço à amplificatio. Para análise do texto objeto deste artigo, assumimos, de forma geral, um arcabouço teórico fundamentado nos procedimentos de análise filológica próprios da heurística dos Estudos Clássicos, servindo-nos das concepções aristotélicas definidas na Retórica, com o apoio de outras obras da retórica clássica e dos novos estudos de retórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Costa de Lima, Universidade Federal do Amazonas

Professor Substituto da área de estudos clássicos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado em Letras) da Universidade Federal do Amazonas.

Grace dos Anjos Freire Bandeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1996) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2007). É professor associado da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguísticas; o pronome reflexivo "se". São algumas das disciplinas que ministra: Língua Latina I a VI, Literatura Latina I, Tópicos Especiais de Literatura Latina I, Estudos Clássicos II (Lírica Latina), Literatura Latina IV: prosa, Leitura em Língua Latina I.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

LIMA, F. de A. C. de; BANDEIRA, G. dos A. F. Figuras retóricas como reforço à amplificatio na Oratio pro Sestio. DLCV, João Pessoa, PB, v. 15, n. 1, p. 91–118, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2019v15n1.46212. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/46212. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos