OS BENDITOS POPULARES NO PROCESSO DE MOVÊNCIA E MANUTENÇÃO DA CULTURA
Resumo
Este estudo busca compreender os entrelaçamentos da memória e do imaginário social das produções simbólicas do canto popular religioso denominado bendito. Neste sentido, o objetivo é mostrar que, para definir este gênero é preciso considerar as dimensões de seu uso enquanto representação social e manifestação discursiva; a prática ritual do bendito está indissociavelmente ligada às tradições culturais que culminam em construções identitárias. Nesta perspectiva aqui se relaciona a noção de gênero pelo que constitui o uso do texto oral em situação de “interação”, processos dialógicos em sua complexidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-09-29
Como Citar
SÁ JÚNIOR, L. A. de; MELLO, B. Áurea de A. OS BENDITOS POPULARES NO PROCESSO DE MOVÊNCIA E MANUTENÇÃO DA CULTURA. DLCV, João Pessoa, PB, v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/4733. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Ao submeter originais a este periódico, o autor está automaticamente concordando com as diretrizes editoriais da Revista do DLCV e, além disso, cedendo os direitos autorais relativos aos trabalhos publicados, mantendo para si os créditos da propriedade intelectual e/ou cultural.