O artifício do discurso e do (des)embaraço ético

uma leitura do prólogo de Electra, de Sófocles

Autores

  • Erimar Wanderson da Cunha Cruz IFPI/ UFC
  • Prof. Dr. Orlando Luiz de Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2020v16n1.52099

Resumo

Este artigo desenvolve uma leitura do prólogo da tragédia Electra de Sófocles (2001), entendendo-o como uma reflexão sobre autenticidade no discurso e seus possíveis limites ético-morais. Tendo por referência o contexto histórico, a estruturação do texto e a fortuna crítica, sugere-se que uma das temáticas centrais do texto seria a problematização da influência do movimento sofístico sobre a cultura ateniense da segunda metade do século V a.C. Para tanto, adotaram-se: Corrigan (1956), Segal (1966), Romilly (1998), Lesky (2009), Finglass (2005, 2007), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erimar Wanderson da Cunha Cruz, IFPI/ UFC

Erimar Wanderson da Cunha Cruz é professor do Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI) – campus São Raimundo Nonato e doutorando em Literatura Comparada na Universidade Federal do Ceará (UFC)

Prof. Dr. Orlando Luiz de Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Orlando Luiz de Araújo é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará onde atua na graduação em Letras, Filosofia e Teatro, e no Programa de Pós-Graduação em Letras, Literatura Comparada. Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2001) em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo,  Especialização em Filosofia Política e Licenciatura em Português-Literatura pela Universidade Federal do Ceará. 

Downloads

Publicado

2020-06-15

Como Citar

CRUZ, E. W. da C.; ARAÚJO, O. L. de. O artifício do discurso e do (des)embaraço ético: uma leitura do prólogo de Electra, de Sófocles. DLCV, João Pessoa, PB, v. 16, n. 1, p. e020005, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2020v16n1.52099. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/dclv/article/view/52099. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Língua e Literatura Clássicas