Academic Analytics em Instituições de Ensino Superior: definições, estágios e desafios para o desenvolvimento de uma gestão fundamentada em dados
Palavras-chave:
Academic Analytics, Ensino superior, Abordagem sociotécnica, Inteligência analíticaResumo
Objetivo: Instituições de Ensino Superior (IES) possuem uma variedade de dados com potencial de gerar informações que podem contribuir com a tomada de decisões e uma melhor administração dos recursos. Nesse contexto, este artigo visa discutir o tema Academic Analytics, em relação aos seus conceitos, estágios e desafios. Desenho: foi empregado o gênero de ensaio teórico, desenvolvendo reflexões a partir da abordagem sociotécnica, considerando a experiência deste autor, bem como estudos teóricos e empíricos da literatura. Resultados: a partir da articulação de diferentes conceitos, uma definição integrativa sobre Academic Analytics é apresentada; bem como os estágios e desafios gerenciais no desenvolvimento da inteligência analítica em IES, incluindo dimensões como liderança, governança de dados, cultura e pessoas, política, ética e tecnologia. Contribuições acadêmicas e práticas: a idiossincrasia do contexto, a lente da abordagem sociotécnica, e a perspectiva focada em gestão permite um olhar sistêmico e prático sobre o tema. Espera-se ainda que gestores e lideranças institucionais de IES, bem como pesquisadores, possam tomar as reflexões como um ponto de partida para projetos no âmbito organizacional e acadêmico que envolvam o desenvolvimento de suas competências analíticas.