A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA TRABALHADA A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL

Autores

  • Keyla Macena Universidade Federal de Pernambuco
  • Eliene Amorim de Almeida Faculdade Frassinetti do Recife

Resumo

O presente trabalho trata do uso da literatura como proposta para estudos étnico-raciais, de modo que a sua utilização contribua para o ensino da história e cultura dos povos afro-brasileiros e indígenas, além do auxiliar no combate ao racismo no ambiente escolar. É nessa perspectiva que surge a proposta de novas metodologias, com leituras mais engajadas e com o repertório diversificado, propondo o uso de diferentes gêneros literários. Fundamentamos nosso trabalho em Coelho (2000), Dória (2008) e nas legislações vigentes: Lei 10.639/2003, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2004) e a Lei 11.645/2008. Desta maneira, esperamos que esse estudo contribua com o conhecimento e o respeito às diversidades étnico-raciais na sala de aula, auxiliando na formação de leitores mais críticos e reflexivos, possibilitando discussões e promovendo uma consciência mais cidadã e humana nos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keyla Macena, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Letras com licenciatura plena em Português e Inglês pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista CAPES no Colégio de Aplicação da UFPE, com o subprojeto "Multiletramento na sala de aula: práticas de leitura e escrita de gêneros multimodais" (2019) e Pesquisadora na área de Educação do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE (NUPIC), com projetos acerca de formação de professores, cultura étnico-racial e literatura brasileira. Integra os grupos Dialogando com quem dialoga com Paulo Freire (FAFIRE) e o Grupo de Pesquisa Educação, Currículo na contemporaneidade (GPECC/UFPE). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura brasileira. ID ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9107-6075

Downloads

Publicado

2020-05-31

Como Citar

MACENA, K.; ALMEIDA, E. A. de. A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA TRABALHADA A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL . Revista Educare (Online), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–18, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/educare/article/view/52590. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO ESCO