ANÁLISE DA OBRA OITOCENTISTA ÚRSULA SOB A PERSPECTIVA DAS CATEGORIAS GÊNERO E RAÇA

Autores

  • Keyla Macena Universidade Federal de Pernambuco
  • Lais Bonamigo Universidade Federal de Pernambuco
  • Eliene Amorim de Almeida Faculdade Frassinetti do Recife

Resumo

Este artigo objetiva analisar, sob a perspectiva das categorias gênero e raça, o romance Úrsula, primeira obra brasileira escrita por uma mulher negra e que possui caráter abolicionista, a fim de mostrar os papéis sociais e as realidades vividas pelas mulheres e pelos negros no período oitocentista. Para isso, fundamentamos o nosso estudo em Emília Viotti da Costa (1999), Mary Del Priore e Renato Venancio (2016) e Valentim Facioli (2001), como referências para a compreensão do período histórico e do estilo literário ao qual a obra de Maria Firmina dos Reis está integrada.

Palavras-chave: Literatura Brasileira. Estudos Étnico-raciais. Estudos de Gênero. Úrsula. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keyla Macena, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Letras com licenciatura plena em Português e Inglês pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista CAPES no Colégio de Aplicação da UFPE, com o subprojeto "Multiletramento na sala de aula: práticas de leitura e escrita de gêneros multimodais" (2019) e Pesquisadora na área de Educação do Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da FAFIRE (NUPIC), com projetos acerca de formação de professores, cultura étnico-racial e literatura brasileira. Integra os grupos Dialogando com quem dialoga com Paulo Freire (FAFIRE) e o Grupo de Pesquisa Educação, Currículo na contemporaneidade (GPECC/UFPE). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura brasileira. ID ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9107-6075

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

MACENA, K.; BONAMIGO, L.; ALMEIDA, E. A. de. ANÁLISE DA OBRA OITOCENTISTA ÚRSULA SOB A PERSPECTIVA DAS CATEGORIAS GÊNERO E RAÇA. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–27, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/educare/article/view/53488. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO CONTEXTO ESCO