Um diagnóstico preliminar sobre a educação ambiental: programa PROJOVEM adolescente de Borborema-PB
Palavras-chave:
Educação Ambiental. Projovem Adolescente. Instrumentos Lúdicos. Reaproveitamento.Resumo
O artigo apresenta um diagnóstico preliminar sobre a percepção de Educação Ambiental dos adolescentes inseridos no Programa Projovem do município de Borborema no ano de 2011, na Paraíba, a respeito do Meio Ambiente e da Educação Ambiental. O estudo teve como objetivo averiguar a concepção dos adolescentes a respeito da Educação Ambiental, do Meio Ambiente e do reaproveitamento de resíduos sólidos. Assim, realizou-se uma pesquisa do perfil dos adolescentes do programa e uma averiguação das suas concepções sobre meio ambiente, educação ambiental, coleta seletiva e o destino do lixo proveniente da sede do programa e de suas residências. Com base em práticas ambientais de reciclagem e na reutilização de caixas de leite foram confeccionados instrumentos didáticos lúdicos e aplicados através da apresentação teatral de fantoches. Foi observado um conhecimento satisfatório sobre Educação Ambiental por parte dos integrantes do programa, porém os mesmos demonstraram um conhecimento parcial sobre o meio ambiente e o destino final do lixo. Com base no envolvimento e no esclarecimento dos adolescentes quanto aos efeitos do lixo e o reaproveitamento, fica evidente a necessidade da continuidade de ações no universo da Educação Ambiental dentro do Programa Projovem do município de Borborema, visando o aumento da sensibilização social e do protagonismo juvenil na conservação do meio ambiente. Palavras-chave: Educação Ambiental. Projovem Adolescente. Instrumentos Lúdicos. Reaproveitamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-12-31
Como Citar
CALADO, K. A.; BATISTA, J. de B.; CAMAROTTI, M. de F. Um diagnóstico preliminar sobre a educação ambiental: programa PROJOVEM adolescente de Borborema-PB. Gaia Scientia, [S. l.], v. 8, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/20802. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Ciências Ambientais