Abordagem científica em escala regional e local do ensino de ciências como subsídio para a educação
Resumo
Diagnóstico de variáveis ambientais como subsídio para a educação no bairro Santa Corona em Caxias do Sul, RS, BR. Este estudo foi realizado no bairro Santa Corona com alunos da escola municipal de Ensino Fundamental Santa Corona em 2005, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, BR. O objetivo foi utilizar a metodologia científica para verificar os problemas ambientais e sanitários do bairro e fornecer dados sobre o meio ambiente que sirvam como subsídio para a educação. Os dados foram coletados através de questionários dirigidos aplicados pelos alunos e analisados com software estatístico em escala regional e por setores do bairro. Na área ambiental segundo os moradores a poluição constitui o principal problema seguido das invasões em áreas verdes, devastação da flora e agressão à fauna. Na área sanitária a falta de esgoto foi mais representativo, seguido do acúmulo de lixo, doenças e falta de higiene. Para complementação foram registrados os problemas de saúde de maior ocorrência no bairro, tendo maior ocorrência à gripe, doenças cardíacas e alergias, dentre outras. Em comparação dos resultados qualitativos verificou-se que este fornece apenas um diagnóstico geral das variáveis ambientais, enquanto as análises de similaridades fornecem uma maior localização espacial das variáveis, especificando as regiões do bairro de ocorrência dos principais problemas ambientais. Este estudo demonstra que pesquisas em educação ambiental e ecológica com base científica podem contribuir efetivamente como subsídios para a educação no ensino em ciências e demais ações que possam vir a aprimorar a qualidade de vida da população.Downloads
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Publicado
2007-03-20
Como Citar
SILVA, R. R. V. da. Abordagem científica em escala regional e local do ensino de ciências como subsídio para a educação. Gaia Scientia, [S. l.], v. 1, n. 1, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/2230. Acesso em: 22 dez. 2024.
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