Considerações sobre o conceito de habitação a partir da noção da complexidade: uma contribuição à educação ambiental para a sustentabilidade sócio-ambiental

Autores

  • Luciana R. Arrial
  • Humberto Calloni

Resumo

Este artigo pontua uma refl exão sobre a necessidade de uma reeducação ambiental através do reencantamento do homem por seu habitat de onde, por vezes, ele esquece ser a fonte de sua sobrevivência, priorizando atender suas necessidades e demandas, seu conforto e proteção, sua segurança, comunicação e informação, contando com um desenvolvimento tecnológico que vai de encontro ao desenvolvimento interno da sua humanidade, em detrimento ao meio ambiente. A fim de sanar esse impasse, o artigo postula o uso de novas tecnologias na construção dos edifícios e casas com materiais in natura e o uso de recursos arquitetônicos que possibilitem a maximização dos elementos naturais, como a iluminação solar e a energia eólica por exemplo, estendendo esse princípio de caráter eco-social ao traçado urbanístico e viário da cidade através da re-humanização do espaço público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-09-20

Como Citar

ARRIAL, L. R.; CALLONI, H. Considerações sobre o conceito de habitação a partir da noção da complexidade: uma contribuição à educação ambiental para a sustentabilidade sócio-ambiental. Gaia Scientia, [S. l.], v. 1, n. 2, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/2275. Acesso em: 5 jan. 2025.

Edição

Seção

New Section Title Here