Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de Educação Ambiental

Autores

  • Lívia L. Lisbôa
  • Heloisa Junqueira
  • José C. Del Pino

Resumo

Concebe-se que problemáticas ambientais podem chegar ao conhecimento de grande parte da população, e atingir pessoas de todas as idades e níveis de (in)formação, através dos meios de comunicação. As histórias em quadrinhos, no caso deste estudo, são consideradas um veículo muito importante para a informação, produção de significados e tentativa de sensibilização das crianças, jovens e adultos. No presente estudo, buscou-se analisar os conteúdos relacionados à temática ambiental que fazem parte do enredo das histórias em quadrinhos de Maurício de Souza, e sua importância como difusores de concepções, saberes e conceitos do campo das ciências ambientais. Tais conceitos podem estar explícitos e/ou implícitos no conteúdo das histórias que buscam tratar de temáticas ambientais, portanto buscou-se também mostrar quais são os principais artefatos (imagens, palavras e signos) utilizados nesse espaço, visando à sensibilização do leitor.

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Publicado

2008-03-20

Como Citar

LISBÔA, L. L.; JUNQUEIRA, H.; DEL PINO, J. C. Histórias em quadrinhos como material didático alternativo para o trabalho de Educação Ambiental. Gaia Scientia, [S. l.], v. 2, n. 1, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/2318. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

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