Germinação e Vigor de Sementes de Pilosocereus catingicola (Gürke) Byles & Rowley subsp. salvadorensis (Werderm.) Zappi (Cactaceae) da Caatinga Paraibana

Autores

  • Robson L.S. Medeiros
  • Vênia C. Souza
  • Gilvaneide A. Azeredo
  • Emmanuel M. Pereira
  • Miguel A. Barbosa Neto
  • Vando S. Medeiros
  • Alex S. Barbosa

Resumo

O Brasil é considerado o terceiro maior centro de diversidade de Cactaceae, com 260 espécies, e o facheiro é uma das mais importantes pela grande abrangência que ele possui no semiárido nordestino. É de fundamental importância o conhecimento do comportamento germinativo das espécies da Caatinga para subsidiar ações conservacionistas desse ecossistema. O objetivo deste trabalho foi investigar a influência da população e da temperatura na germinação de sementes de Pilosocereus catingicola (Gürke) Byles & Rowley subsp. salvadorensis (Werderm.) Zappi (Cactaceae). As sementes foram coletadas em três localidades do Agreste paraibano. O teste foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3x2, sendo três populações (Arara, Areial e Boa Vista) e duas temperaturas (30ºC e 20-30ºC), com quatro repetições de 50 sementes distribuídas em gerbox e colocadas em câmeras B.O.D., utilizando como substrato o papel germitest, com fotoperíodo de 12 horas. Houve apenas efeito significativo quando as populações foram comparadas. As sementes procedentes de Boa Vista exibiram maior vigor (IVG), enquanto àquelas oriundas de Areial apresentam menor percentagem de germinação e vigor. A germinação e o vigor de sementes de facheiro não foram influenciadas significativamente pelas temperaturas de 30ºC e 20-30ºC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-05-06

Como Citar

MEDEIROS, R. L.; SOUZA, V. C.; AZEREDO, G. A.; PEREIRA, E. M.; BARBOSA NETO, M. A.; MEDEIROS, V. S.; BARBOSA, A. S. Germinação e Vigor de Sementes de Pilosocereus catingicola (Gürke) Byles & Rowley subsp. salvadorensis (Werderm.) Zappi (Cactaceae) da Caatinga Paraibana. Gaia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/24164. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais