Efeito das competições inter e intraespecífica no sistema radicular e biomassa aérea e subterrânea de duas espécies de Cactaceae

Autores

  • Pedro A. N. Oliveira
  • Josiene M. F. F. Santos
  • Everthon A. Xavier
  • Gilson L. Ferreira Junior
  • Paula R. F. Nascimento

Palavras-chave:

relações ecológicas, raízes, ambientes secos

Resumo

A competição é uma das principais relações ecológica encontrada na natureza que ocorre por recursos naturais como a água. Nas cactáceas, o poder de aumentar a rizosfera para melhor captar esses recursos é uma estratégia importante. Logo, este estudo teve como objetivo analisar os efeitos das relações de competição inter e intraespecífica sobre o crescimento radicular e biomassa de duas espécies: Melocactus bahiensis (Britton & Rose) Luetzelb. subsp. bahiensis e Cereus jamacaru DC. subsp. jamacaru. Os valores de crescimento médio do sistema radicular demonstraram que a competição interespecífica ocasionou diminuição no crescimento. Por outro lado, as raízes de ambas as espécies apresentaram maior sistema radicular na competição intraespecífica. Os resultados de biomassa demonstraram maior desenvolvimento do sistema radicular na competição intraespecífica, sugerindo uma maior alocação de recursos para a raiz. Considerando a carência de trabalhos sobre adaptações morfofisiológicas em espécies de cactos, estudos mais detalhados tornam-se relevantes para melhor entendimento sobre como essas plantas se adequam à competição na natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-11-03

Como Citar

OLIVEIRA, P. A. N.; SANTOS, J. M. F. F.; XAVIER, E. A.; FERREIRA JUNIOR, G. L.; NASCIMENTO, P. R. F. Efeito das competições inter e intraespecífica no sistema radicular e biomassa aérea e subterrânea de duas espécies de Cactaceae. Gaia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/26352. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais