O que mais influencia a densidade do banco de sementes do solo de Cereus jamacaru DC. subsp. jamacaru (Cactaceae): variação espacial ou temporal?

Autores

  • Danielle M. Santos
  • Josiene M.F.F. Santos
  • Diego N.N. Souza
  • Juliana R. Andrade
  • Kleber A. Silva
  • Wbaneide M. Andrade
  • Elcida L. Araújo

Palavras-chave:

Emergência de plântulas, Florestas Secas, microhabitats

Resumo

Nas Florestas Tropicais Secas, diversos fatores têm sido apontados como moduladores do banco de sementes no solo. No entanto, essas informações estão disponíveis de forma generalizada, dificultando o entendimento sobre os processos em populações vegetais. Este trabalho teve como objetivo verificar a distribuição espacial (horizontal e vertical) e temporal (sazonal e anual) de Cereus jamacaru DC. subsp. jamacaru no banco de sementes do solo de uma Floresta Tropical Seca. Em um hectare da floresta, foram realizadas coletas de solo no início das estações seca e chuvosa, dos anos de 2009 a 2012, considerando diferenças de microhabitats e camada de solo e serrapilheira. As amostras foram levadas para casa de vegetação, irrigadas e monitoradas diariamente quanto à emergência de plântulas de C. jamacaru subsp. jamacaru. A análise GLM constatou que a variação no espaço vertical e horizontal e a variação anual na precipitação, bem como a maior parte das suas interações explicaram as variações na emergência de plântulas do banco de sementes de solo de C. jamacaru subsp. jamacaru. No entanto, os resultados deste estudo apontaram que a densidade recebe maior influência das variações espaciais do que das variações temporais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-11-16

Como Citar

SANTOS, D. M.; SANTOS, J. M.; SOUZA, D. N.; ANDRADE, J. R.; SILVA, K. A.; ANDRADE, W. M.; ARAÚJO, E. L. O que mais influencia a densidade do banco de sementes do solo de Cereus jamacaru DC. subsp. jamacaru (Cactaceae): variação espacial ou temporal?. Gaia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/26475. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais