Avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre a espécie invasora Achatina fulica (Pulmonata, Achatinidae) em uma escola de ensino fundamental de Colorado do Oeste, Rondônia, Brasil

Autores

  • Ricardo Cláudio Alves
  • Manoelina Lacerda Corrêa de Faria Oikos Consultoria e Projetos. http://orcid.org/0000-0002-2351-4376
  • Fábio Medeiros da Costa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n2.29175

Resumo

A temática das espécies invasoras para o desenvolvimento de projetos na escola contribui para aprendizagem dos alunos e desperta o interesse para as aulas de Ciências Naturais. Este artigo apresenta os resultados de um projeto desenvolvido em uma escola pública no município de Colorado do Oeste, Rondônia, tendo como tema gerador a problemática da infestação e os riscos que a espécie Achatina fulica, ou caramujo africano, oferece à população, bem como as percepções dos alunos sobre esse molusco. Os procedimentos metodológicos contemplados na pesquisa-ação foram à aplicação de questionário de sondagem e de diagnóstico final dos conhecimentos dos alunos, aula prática de campo, realização de palestra e debates tanto em sala de aula com os alunos, quanto com a comunidade no entorno da escola. Verificou-se que os alunos possuíam importantes conhecimentos a respeito do molusco, bem como alguns mitos que poderiam colocá-los em risco. As intervenções se mostraram importantes para a aprendizagem, permitindo aos alunos uma nova visão a respeito do tema além de outras questões ambientais em relação a espécies exóticas invasoras e os métodos de controle.

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Biografia do Autor

Manoelina Lacerda Corrêa de Faria, Oikos Consultoria e Projetos.

Bióloga Bacharel atuando em estudos sobre qualidade ambiental.

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Publicado

2017-07-29

Como Citar

ALVES, R. C.; LACERDA CORRÊA DE FARIA, M.; MEDEIROS DA COSTA, F. Avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre a espécie invasora Achatina fulica (Pulmonata, Achatinidae) em uma escola de ensino fundamental de Colorado do Oeste, Rondônia, Brasil. Gaia Scientia, [S. l.], v. 11, n. 2, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n2.29175. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/29175. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

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