Análise da paisagem após simulação da construção da ferrovia de integração oeste leste em corredor ecológico da Mata Atlântica
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2017v11n3.31772Resumo
O artigo apresenta uma análise dos fragmentos florestais inseridos na área de influência do trecho final da Ferrovia Oeste-Leste que ligará Figueirópolis, no Tocantins à Ilhéus, na Bahia, a partir de métricas da paisagem e, após a simulação da sua construção, visando identificar as possíveis alterações nesses fragmentos. O mapeamento dos mesmos foi feito a partir de aerofotos, em escala 1:2.000, utilizando o Sistema de Informação Geográfica ArcGIS 10.2. Também foi calculado o valor de importância dos fragmentos àconservação ambiental. Inicialmente foram mapeados 79 fragmentos de cobertura arbórea dominante e de restinga arbórea. No entanto, com a simulação da construção da ferrovia, o número de fragmentos aumentou para 89, sendo que quase 60% possui entre 5 ha e 50 hae apenas 7,87% mais de 250 ha. Quanto ao grau de vulnerabilidade ecológica relativa que representa a suscetibilidade ao efeito de borda, 62 fragmentos apresentaram alta vulnerabilidade e apenas sete, baixa. E quanto ao grau de isolamento dos fragmentos na paisagem, analisado a partir da simulação de sua conectividade, os resultados mostraram que a distância mínima para conectá-los seria de 300 metros. Conclui-se que dos 89 fragmentos, 7,87% apresenta um valor de importância à conservação ambiental muito alto, enquanto 67,42%um valor mediano. Mas esses últimos são essenciais na manutenção da conectividade funcional da paisagem, pois servem como fragmentos de ligação entre os fragmentos maiores. Assim, recomenda-se a adoção de estratégias de restauração florestal que possam minimizar os impactos da fragmentação que serão causados pela construção da ferrovia.
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