Sociedade, natureza e desenvolvimento: uma investigação sob a perspectiva dos alunos do PRODEMA

Autores

  • Nosliana Nobre Rabelo
  • Fátima Aurilane de Aguiar Lima
  • Francisca Dalila Menezes Vasconcelos
  • Jennifer Cícera dos Santos Faustino
  • Francisco Casimiro Filho

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Modelo de desenvolvimento. Preservação. Qualidade de vida. Formação acadêmica.

Resumo

O desenvolvimento sustentável tornou-se a principal alternativa de crescimento socioeconômico da atualidade. A constatação de que o meio ambiente não será capaz de suportar os desequilíbrios ecológicos despertou o interesse dos pesquisadores universitários que são formadores de opinião, líderes estudantis e mentores intelectuais a buscarem modelos sustentáveis, visando preservar e garantir a qualidade de vida dos alunos sem comprometer a disponibilidade dos recursos naturais futuros. Este artigo tem como objetivo fazer uma investigação relatando a visão dos alunos do Mestrado e do Doutorado da Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente sobre a preservação ambiental na perspectiva social, ambiental e econômica, propondo alternativas que resultem nas melhorias e nos cuidados com os recursos ambientais. A pesquisa caracteriza-se como exploratória-descritiva, qualiquantitativa, bibliográfica e estudo de caso, sendo a coleta de dados realizada através da técnica de questionário. Este foi aplicado junto à comunidade acadêmica que se pretendeu investigar. Foram distribuídos 30 questionários, sendo que apenas 14 foram respondidos e entregues para análise. O trabalho permitiu identificar que a inserção da disciplina (que aborda aspectos da sustentabilidade) no programa de pós-graduação colabora para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos indivíduos, além de contribuir para o melhor desempenho diante das questões ambientais.

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Publicado

2016-12-27

Como Citar

RABELO, N. N.; LIMA, F. A. de A.; VASCONCELOS, F. D. M.; FAUSTINO, J. C. dos S.; FILHO, F. C. Sociedade, natureza e desenvolvimento: uma investigação sob a perspectiva dos alunos do PRODEMA. Gaia Scientia, [S. l.], v. 10, n. 3, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/33213. Acesso em: 22 dez. 2024.