Parques urbanos como espaço de educação ambiental crítica: uma análise das experiências educativas do Parque Municipal Vila Guilherme - Trote, em São Paulo - SP
Resumo
Este trabalho aborda a proposta de se trabalhar os parques urbanos como espaços privilegiados de educação ambiental crítica. Para tanto, a intenção do artigo é expor a localização conceitual de parques urbanos, bem como discutir a ideia de educação ambiental crítica como aquela educação dotada de uma perspectiva promotora de um olhar questionador da realidade, reconhecendo-a como dinâmica e passível de transformação, diferenciando-se de propostas conservadoras de educação. Na sequência, o texto apresenta o parque em tela: Parque Vila Guilherme Trote, em São Paulo SP. Neste espaço público foram identifi cadas atividades de educação ambiental articuladas de forma a se observar o potencial de uma proposta crítica e com vistas a ações coletivas. Por meio de levantamento considerando a entrevista como fonte de evidências, o trabalho discute seus resultados: a descrição das ações educativas experimentadas e a compreensão sobre o trabalho por parte dos responsáveis; uma análise à luz do referencial construído sobre educação ambiental crítica. Uma das considerações fi nais se remete à preocupação com a refl exão dos envolvidos com as possibilidades da proposta.Downloads
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Publicado
2009-06-10
Como Citar
MACHADO, R. Parques urbanos como espaço de educação ambiental crítica: uma análise das experiências educativas do Parque Municipal Vila Guilherme - Trote, em São Paulo - SP. Gaia Scientia, [S. l.], v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/3345. Acesso em: 21 nov. 2024.
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