Eficácia de projetos produtores de água: estudo de caso do projeto Produtor de Água na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, Santa Catarina - Brasil

Autores

Resumo

A Agência Nacional de Águas (ANA) desenvolveu uma estratégia para colaborar na resolução do problema de falta de água no Brasil, o Programa Produtor de Água (PPA). Este tem como principal meta o aumento da quantidade e qualidade da água nas bacias hidrográficas estratégicas. O presente trabalho tem como objetivo foi propor um modelo de protocolo para mensurar a eficácia dos projetos Produtores de Água no Brasil. O protocolo foi aplicado como estudo de caso no Projeto Produtor de Água (PA) da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú (BHRC), estado de Santa Catarina, SC. Os indicadores utilizados no desenvolvimento do protocolo foram: adesão dos proprietários rurais; áreas de conservação e restauração; estradas devidamente adequadas; monitoramento hidrológico; educação ambiental; gestão do projeto; qualidade e quantidade de água. A partir da aplicação do protocolo no projeto Produtor de Água da BHRC o resultado demonstrou uma eficácia de 50%, valor que pode ser considerado bom, devido ao curto tempo de desenvolvimento do projeto, quatro anos. O protocolo desenvolvido pode contribuir com os gestores dos projetos Produtores de Água no Brasil, apresentando metodologia adaptável para mensurar sua eficácia ao longo do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Santos, UNIVALI

Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade do Vale do Itajaí (2018). Químico Graduado em Licenciatura pela UFMG (2000). Pós-graduado lato sensu em Engenharia de Processos (2003). (Atualmente é professor de Química - Colégio São José Itajaí e da Secretária de Educação do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambientais.

Paulo Ricardo Scwingel Schwingel, UNIVALI

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1986), mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991) e doutorado em Ciências Naturais pela Universität Hamburg - Alemanha (1998). Atualmente é professor da Universidade do Vale do Itajaí no Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, no Curso de Oceanografia e no Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental. Atua nas áreas de dinâmica populacional, manejo e conservação de recursos pesqueiros marinhos; ictiologia (elasmobrânquios e teleósteos) e recursos hídricos (gestão de bacias hidrográficas e qualidade ambiental de rios e estuários).

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

SANTOS, P. H.; SCHWINGEL, P. R. S. Eficácia de projetos produtores de água: estudo de caso do projeto Produtor de Água na Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, Santa Catarina - Brasil. Gaia Scientia, [S. l.], v. 15, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/57840. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais