Análise da qualidade da água e do estado trófico em um reservatório da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi, região semiárida do Nordeste

Autores

  • Kívia Soares de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Wédina Rodrigues de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jean Leite Tavares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n2.61852

Resumo

A água é um recurso natural essencial para a manutenção da vida no planeta. Todavia, o uso não sustentável desse recurso, sobretudo devido ao acelerado crescimento demográfico e a intensificação de atividades antrópicas vêm ocasionado a perda da qualidade e a sua escassez. Nesse contexto, objetivou-se com este estudo avaliar os parâmetros físico-químicos e biológicos da qualidade da água e o Índice de Estado Trófico (IET) da Barragem Campo Grande/RN. Os parâmetros avaliados foram: oxigênio dissolvido (OD), pH, turbidez, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), nitrogênio amoniacal, fósforo total, sólidos totais, temperatura da água, clorofila a, Escherichia coli e fitoplâncton. As informações sobre os parâmetros no reservatório foram obtidas através de dados secundários, disponibilizados pelo Programa QUALIÁGUA, que realizou o monitoramento do reservatório, no período de 2018 a 2019. Os parâmetros que não atenderam aos limites preconizados pela resolução CONAMA no 357/2005 para corpos d’água classe 2 foram as variáveis DBO, Fósforo Total e E. coli. Os dados do monitoramento demonstraram maior IET para o período chuvoso, categorizado com média Hipereutrófico, enquanto o período seco foi categorizado com índice Eutrófico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kívia Soares de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFRN. Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Wédina Rodrigues de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Aquicultura e Engenheira de Aquicultura (UFRN), Mestrado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN) e Especialização em Gestão Ambiental (IFRN).

Jean Leite Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Civil, Mestrado em Engenharia Sanitária/Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos. É Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

SOARES DE OLIVEIRA, K.; LIMA, W. R. de .; TAVARES, J. L. . Análise da qualidade da água e do estado trófico em um reservatório da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi, região semiárida do Nordeste. Gaia Scientia, [S. l.], v. 16, n. 2, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n2.61852. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/61852. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais