Prospecção Fitoquímica e Avaliação da Atividade Biológica do Extrato Etanólico de Cacto Mandacaru no Lavrado de Roraima, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2023v17n4.66773

Resumo

Lavrado refere-se à região de savanas em Roraima, crucial para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos. Composto por vegetações diversas ao redor de lagos e igarapés, frequentemente acompanhados por buritizais e Mandacarus. Este estudo focou na prospecção fitoquímica e avaliação biológica do extrato etanólico de C. jamacaru, coletado nessa região.O extrato foi avaliado quanto à capacidade antioxidante, determinada pelos métodos de DPPH e ABTS, e quanto ao teor de compostos fenólicos totais. O perfil químico foi analisado pelo método APCI-MS. A toxicidade foi avaliada a partir da análise de CL50 em ensaio agudo com Artemia salina. Na prospecção fitoquímica obteve-se a presença dos metabolites secundários: fenóis, taninos, alcaloides, flavonoides, sesquiterpenolactonas e outras lactonas, saponinas, esteroides, triterpenoides, flavonas, flavonóis, chalconas, auronas e isoflavonas. A avaliação da capacidade antioxidante foi de 63,8% para o DPPH e de 92,3% nas análises de ABTS. Os valores de compostos fenólicos totais foram de 102,4 mg EAG 100 g -1.O extrato etanólico não apresentou letalidade frente A. salina nas concentrações de 2250, 2000, 1500, 1250, 1000, 500, 250 e 125 µg mL -1. A atividade antimicrobiana não apresentou inibição nos microrganismos testados em concentrações de até 1 mg mL-1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leovergildo Rodrigues Farias, Instituto Federal de Roraima

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Química pela Universidade Federal de Roraima (2006), é mestre em Química, com área de concentração, Química Analítica na linha de pesquisa, análise de traços em matrizes ambientais. Doutor em Recursos Naturais (Ciências Ambientais) pela Universidade Federal de Roraima. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima nos cursos: Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental, Licenciatura em Ciências Biológicas e do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio.

Neyla Raquel dos Santos Rodrigues, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Roraima (2022). Atualmente é técnico de laboratório do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da UFRR. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Produtos naturais

Rajá Vidya Moreira dos Santos, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Roraima (2019). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, Química Orgânica e Química Inorgânica, atuando principalmente no seguinte tema: Produtos Naturais, Metabólitos Secundários, Prospecção Fitoquímica, Compostos de Coordenação, Análise Instrumental Orgânica e Inorgânica. Possui certificado de monitoria Em Química Geral e Inorgânica, Tutoria no projeto universitário Aprenda Mais, bolsista no programa institucional PIBID (Interdisciplinar e Química) e Residência Pedagógica. Atualmente mestrando em Recursos Naturais em PRONAT-UFRR.

Ana Paula Folmer Correa, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação; e na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia. Foi Pós-doutoranda em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora Visitante na Universidade Federal de Roraima -UFRR, pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais-PRONAT. Possui participação no assessoramento científico para alunos de graduação e pós-graduação, desde o planejamento e execução de experimentos até a revisão da escrita científica. Atualmente é professora visitante na Universidade Federal de Roraima - UFRR, pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais - PRONAT.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

SOUZA PAULA RISS, J.; RODRIGUES FARIAS, L.; RAQUEL DOS SANTOS RODRIGUES, N. .; VIDYA MOREIRA DOS SANTOS, R.; FOLMER CORREA, A. P. .; JOSÉ SALGADO VITAL, M. Prospecção Fitoquímica e Avaliação da Atividade Biológica do Extrato Etanólico de Cacto Mandacaru no Lavrado de Roraima, Brasil. Gaia Scientia, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 19–35, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2023v17n4.66773. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/gaia/article/view/66773. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais