Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • É de suma importânica o cadastro do autor e dos co-autores (quando houver) e o vínculo com suas respectivas instituições no processo de submissão do artigo.

Diretrizes para Autores

Para o processo de submissão, o autor não familiarizado ao sistema de envio eletrônico da SEER, tem disponível um tutorial para lhe guiar no passo-a-passo que deve obedecer.

O idioma oficial da revista é o português (Brasil), podendo também serem aceitos artigos em espanhol ou inglês;

Para facilitar o trabalho dos autores, deixamos disponível um modelo com toda a formatação exigida pela revista.

O artigo deverá ser redigido em documento no formato Word (.doc ou .docx), papel A4, com espaço de 2 cm para todas as margens;

Todo o texto deverá estar com espaçamento entre linhas simples, e entre parágrafos com espaçamento de 12 pt antes e depois;

Recuo dos parágrafos de 1,25 cm;

O resumo e o abstract deverão ter um mínimo de 300 e o máximo de 400 palavras, devendo ser explicativo, contendo informações introdutórias sobre o tema, a metodologia adotada na pesquisa e resultados obtidos;

Logo após o resumo deverão ser incluídas as palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 6), devendo o mesmo procedimento ser repetido para o abstract;

Deve-se utilizar a fonte Book Antiqua, tamanho 14 no Título, tamanho 11 no corpo do texto, tamanho 11 para os autores e tamanho 10 na descrição da titulação e instituições dos autores e legendas de figuras, tabelas, quadros e similares.

O texto deve adotar a formatação do tipo “justificada”;

O trabalho deverá ter entre 10 páginas (mínimo) e 25 no máximo, incluindo mapas, cartas, tabelas;

Para garantir a avaliação cega pelos pares, a identificação do(s) autor(es) deverá ser feita num arquivo a parte em word, inserido como arquivo complementar durante o processo de submissão, com o título do trabalho em português e em inglês, seguido do nome(s), endereço completo e filiação (instituição a que estão vinculados) do(s) autor(es);

Só deverão constar como autores e co-autores do trabalho aqueles pesquisadores que efetivamente contribuíram para a construção da pesquisa;

Redigir o trabalho de forma direta e, preferencialmente, no pretérito perfeito. Os textos devem ser informativos, com cerca de 1/3 do texto referindo-se a introdução, material e métodos e os 2/3 restantes a resultados e conclusões;

Visando estabelecer que a contribuição do trabalho seja o máximo possível original e inédita sem que, entretanto, os autores sejam forçados a reescreverem todos os seus textos, aceita-se que até um máximo de 30% do texto encaminhado para avaliação seja similar ao de outros trabalhos publicados pelos autores em outros veículos de divulgação científica. Evita-se, assim, o fenômeno conhecido por autoplágio. Sugere-se, ainda, que esse percentual seja utilizado, por exemplo, para a descrição da área de estudo ou para partes da introdução;

Podem ser utilizadas figuras, gráficos, equações, tabelas e quadros, devendo-se os autores observarem a qualidade das imagens e gráficos para que sejam legíveis em versões impressas do trabalho;

As figuras e tabelas deverão ser indicadas ao longo do texto e inseridas no final do texto;

As figuras também deverão ser inseridas como arquivos complementares com o nome referido no texto (Ex. figura1.jpg) na extensão ".tif" ou ".jpg" com largura máxima de 175mm e altura máxima de 230mm, com resolução de 200dpi;

Figuras e fotos de autoria própria, não necessitam referenciar a fonte, devendo-se citar sua origem apenas quando o arquivo for obtido de terceiros;

Para citações no texto do artigo, utilizar as normas da ABNT, sendo sobrenome e ano. Em caso de mais de três autores, utilizar "et al";

Observa-se que, para cada citação deverá haver sua referência bibliográfica ao final do artigo seguindo rigorosamente as normas da ABNT, com o nome de todos os autores, sem "et al";

Em casos omissos relacionados à formatação do texto, adotar os padrões estabelecidos pelas normas da ABNT mais recentes;

Dúvidas referentes ao padrão de formatação dos artigos poderão ser retiradas junto à Comissão Editorial através de mensagens eletrônicas.

Artigos

Trabalhos científicos concluídos.

Teses e Dissertações

Publicação de resumos de teses e dissertações publicadas nas áreas afins à temática da revista.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.