Pesquisa bibliográfica e web 2.0: percepção de estudantes de pós-graduaçao em ciência da informaçao
Palavras-chave:
Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa científica, Colaboração Científica, Ferramentas Colaborativas, Web 2.0.Resumo
As ferramentas para interação e comunicação social disponíveis na web favorecem a comunicação informal e a colaboração entre os membros da comunidade científica. Esta pesquisa analisa o uso de ferramentas colaborativas por alunos de pós-graduação em Ciência da Informação. Para cumprir os objetivos específicos: a) identificar o perfil dos alunos, b) descrever o uso de ferramentas colaborativas e c) verificar o uso de ferramentas colaborativas para a construção do referencial teórico da pesquisa. Recorreu-se ao questionário como instrumento de coleta de dados, cuja análise se deu por meio de estatística descritiva. Os resultados da pesquisa mostraram que, com exceção das ferramentas Web 2.0 voltadas exclusivamente para uso científico, o uso das demais ferramentas da Web 2.0 é irrelevante para a obtenção de bibliografia. Observa-se que dos 80% de respondentes que utilizam os portais de periódicos, quase a metade usa as plataformas para a comunidade científica e e-mail para obtenção de referências bibliografias. Contudo, uma larga faixa de respondentes informaram que não utilizam ferramentas Web 2.0 – blogs, microblogs, redes sociais e social bookmarks – para a organização de conteúdos de seu interesse acadêmico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-22
Como Citar
Neubert, P. da S., & Rodrigues, R. S. (2012). Pesquisa bibliográfica e web 2.0: percepção de estudantes de pós-graduaçao em ciência da informaçao. Informação &Amp; Sociedade, 22(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/10021
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.