A “ECOLOGIA COGNITIVA” DA SOCIEDADE CIBERINFORMACIONAL: contribuição para uma educação em rede

Autores

  • José Washington de Morais Medeiros

Resumo

O movimento da cibercultura confere forças à disseminação e ao acesso à informação. A estrutura semântica intrínseca à lógica informacional tem a chance de ser maximizada, redefinindo os significados dos conteúdos em rede sobre os quais a ecologia cognitiva se desenvolve. Nesse sentido, o movimento da cibercultura e o movimento da ciberinformação são fenômenos simétricos cujas possibilidades de planejamento social fomentam ações conjunturais nas quais as competências individuais se fundamentam e, consequentemente, a educação se potencializa. O processo ensino-aprendizagem ao passo que desenvolve as estruturas da cognição motiva a ação social em torno da qual o conhecimento é reconfigurado. O ciberespaço, enquanto ambiente ampliado de circulação e formação do entendimento, possibilita o diálogo em rede, aumentando os parâmetros fundamentais do aprendizado e rearticulando os dispositivos da informação e comunicação, essenciais à interação entre os sujeitos da ação.

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Publicado

2003-01-01

Como Citar

Medeiros, J. W. de M. (2003). A “ECOLOGIA COGNITIVA” DA SOCIEDADE CIBERINFORMACIONAL: contribuição para uma educação em rede. Informação &Amp; Sociedade, 13(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/119

Edição

Seção

Memórias Científicas Originais