Trajetória do Programa de Iniciação Científica da UFSC no período de 1990 a 2010
Palavras-chave:
Graduação - Formação de pesquisadores. CNPq – Programa de Iniciação científica. CNPq – Currículo Lattes. UFPB – Programa de Iniciação científica.Resumo
Analisa a eficiência do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Santa catarina (UFSC) e o desempenho do professor orientador no processo de formação de pesquisadores. A equipe de pesquisa foi formada por bolsistas e orientadores (PIBIC) nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito e Engenharia de Produção (cursos de: Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia de Produção Elétrica) no período de 1990 a 2010. Buscou-se na Plataforma Lattes do CNPq o currículo dos egressos para: identificar características da formação acadêmica e do progresso através da continuidade acadêmica dos egressos das bolsas de iniciação científica. Os resultados mostram quais os cursos com maior número de bolsistas e sinalizam que um número significativo de egressos continuaram a vida acadêmica (Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado). No que diz respeito ao desempenho dos orientadores de iniciação científica, cerca da metade dos docentes fizeram parte da preparação dos bolsistas para a Pós-Graduação, ou seja, orientaram alunos que hoje possuem titulação acadêmica(Mestre, Doutor).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-22
Como Citar
Costa, A., Borba, J. A., Pinto, A. L., & Rosa, C. A. da. (2012). Trajetória do Programa de Iniciação Científica da UFSC no período de 1990 a 2010. Informação &Amp; Sociedade, 22(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/12225
Edição
Seção
Relatos de Experiência
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.