Produção técnica nas agências CAPES E CNPq

Autores

  • Marcia Meireles de Melo Diniz UFMG
  • Marlene Oliveira UFMG

Palavras-chave:

Produção técnica. Produção técnica – CAPES. Produção técnica – CNPq. Atividades científicas. Atividades técnicas.

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar a Produção Técnica, registrada por pesquisadores e docentes da UFMG nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Filosofia, Odontologia e Ciência da Computação no currículo Lattes e no sistema de avaliação da CAPES, no período de 2004/2012. A Produção Técnica é resultado de diversas atividades acadêmicas e profissionais, com geração de variados tipos de informação e com aplicações diversas. A realização de trabalhos técnicos requer a aplicação de conhecimentos e a realização de pesquisas. Sendo a técnica originária do saber, é plausível que seja reconhecida e valorizada. Neste estudo, entre outras observações, constatou-se que algumas áreas desenvolvem mais atividades técnicas que científicas e que há diferença de tratamento da Produção Técnica pelas agências de fomento CAPES e CNPq, ou seja, uma mesma atividade é classificada de forma distinta pelas agências. A categoria Outro também contém problemas, pois nela se aglutinam produtos técnicos que não contam com uma categoria própria ou é preenchida sem verificação de classificação mais apropriada. Portanto, faz-se necessário melhorar os serviços de coleta, apresentação dos dados, identificação, classificação e, ainda, a possibilidade de comunicação e recuperação da Produção Técnica. Percebe-se, por meio deste estudo, que as instituições acadêmicas e as agências de fomento precisam atentar-se para desenvolver políticas, visando a uma padronização. Para maior disseminação e acesso da Produção Técnica, sugerem-se os Repositórios Institucionais, para melhorar a visualização dessa produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Meireles de Melo Diniz, UFMG

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Marlene Oliveira, UFMG

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Como Citar

Diniz, M. M. de M., & Oliveira, M. (2015). Produção técnica nas agências CAPES E CNPq. Informação &Amp; Sociedade, 25(1), 135. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/123

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa