Uso de rede social on line como fonte de informação para criação de significado: uma análise sob a perspectiva dos modelos de Brenda Dervin e Karl Weick

Autores

  • Bárbara Nascimento Barbosa Ritzmann Universidade Federal do Paraná.
  • Helena de Fátima Nunes Silva Universidade Federal do Paraná.
  • Denise Fukumi Tsunoda Universidade Federal do Paraná.
  • Ariane Hinça Schneider Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Criação de Significado, Visualização da Informação, Redes Sociais Online

Resumo

Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que visa verificar os significados criados para uma organização a partir das informações identificadas em uma rede social online à luz dos modelos de Dervin e Weick. Realiza um diagnóstico de uma rede social online (Rede Global de Cidades Inovadoras – Redeci), alvo de interesse de uma organização (Observatório de Prospecção e Difusão de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI do Sistema da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP). Adota como método de pesquisa o estudo de caso e utiliza como técnicas de coleta e análise de dados reunião com especialistas, mineração de dados, entrevistas em profundidade, visualização da informação, e análise de conteúdo. Aponta como resultado do diagnóstico que a organização, alvo do estudo, tem uma necessidade de informação e que a mesma pode ser atendida, em parte, pelos comentários postados nos grupos de discussão sobre as sete temáticas do Projeto Curitiba 2030 da Rede Social online. Apresenta a mineração de dados como um processo de busca de informação inicial para avaliação da massa de dados gerada a partir dos comentários dos grupos de discussão, porém não conclusivo para o estudo, exigindo ferramentas complementares para a compreensão da criação de significado. Conclui que as técnicas de visualização da informação por meio de nuvens e árvores de palavras podem ser aplicadas como método para identificação de informações significativas extraídas de uma rede social online como fonte de informações. A criação de significado a partir das nuvens e árvores, apesar das informações não serem precisas, fornecem pistas e ideias para buscas posteriores em outras fontes, confirmando ou não as informações apresentadas no grupo de discussão da rede social pesquisada.

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Biografia do Autor

Bárbara Nascimento Barbosa Ritzmann, Universidade Federal do Paraná.

Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná, Brasil. Analista de Informação na Cinq Technologies, Brasil.

Helena de Fátima Nunes Silva, Universidade Federal do Paraná.

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC, Brasil. Docente permanente no Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Denise Fukumi Tsunoda, Universidade Federal do Paraná.

Doutora em em Engenharia Elétrica e Informática Industrial - Engenharia Biomédica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil. Docente permanente no Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Ariane Hinça Schneider, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil. Coordenadora do Observatório de Desenvolvimento Industrial do Instituto Euvaldo Lodi do Paraná, Brasil.

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Publicado

2013-08-13

Como Citar

Ritzmann, B. N. B., Silva, H. de F. N., Tsunoda, D. F., & Schneider, A. H. (2013). Uso de rede social on line como fonte de informação para criação de significado: uma análise sob a perspectiva dos modelos de Brenda Dervin e Karl Weick. Informação &Amp; Sociedade, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/15514

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa