Informação interativa e a formação de Colégios Invisíveis
Palavras-chave:
Colégios invisíveis. Informação e conhecimento. Redes digitais.Resumo
Pesquisa de caráter exploratório buscou, nas interfaces entre a educação, as ciências cognitivas e a ciência da informação, nuances de aproximação para subsidiar uma reflexão sobre a complexidade dos usos e apropriações das novas configurações das redes de informação e conhecimento. Aborda aspectos relacionados ao estágio atual de desenvolvimento da Sociedade Cognitiva, com ênfase na emergência de colégios invisíveis, construídos nas redes de comunidades de aprendizagem como espaços não formais, mas que têm se fortalecido com estratégia de busca de informação e conhecimento fora das instituições formativas tradicionais. A categoria colégios invisíveis é atual e adequada para nos referirmos à emergência criativa de formas de compartilhamento de mundos da vida diversos através do ciberespaço, independente das organizações formais como escolas, universidades e empresas. Foi problematizada a emergência do ciberespaço como estruturador de novas práticas cognitivas que implicam a reestruturação de arquiteturas da informação, da comunicação e da partilha de conhecimentos para pensar a educação do futuro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-08-30
Como Citar
Brennand, E. G. de G., & Brennand, E. de G. (2013). Informação interativa e a formação de Colégios Invisíveis. Informação &Amp; Sociedade, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/15978
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.