Formadores de opinião on-line na América Latina e no Oriente Médio: o caso do Top 20 mais visto por usuários do Twitter

Autores

  • Elias Said-Hung Universidad del Norte
  • Carlos Arcila-Calderón Universidad del Norte

Palavras-chave:

Redes sociais. Twitter. Líder de opinião. Relações Sociais

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados preliminares do projeto "A participação e as relações sociais de formadores de opinião on-line no Twitter na América Latina e no Oriente Médio", como parte de pesquisa dos autores. Hipótese inicial deste estudo é que, apesar do aumento atual das redes sociais, o modelo de fluxo de comunicação proposto por Klaus Jensen (2009) é apenas parcialmente válido porque essas configurações de comunicação digital oferecem maiores oportunidades para a exposição personalizada de mensagens de líderes de opinião tradicionais (offline), ao invés de facilitar o surgimento de novas lideranças ao nível social. Os resultados mostram que os usuários apresentam uso intensivo Twitter em ambas as regiões e uma forte inclinação para compartilhar informações. No entanto, observa-se que a maioria de suas mensagens são pessoais e que pouco discutem a notícia. Em comparação, os usuários da América Latina atingem um impacto maior em suas redes que os usuários no Oriente Médio. O estudo conclui que os resultados suportam o modelo de Kensen mas, como estudos anteriores já confirmaram, novos tipos de líderes de opinião on-line não estão realmente sendo produzidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias Said-Hung, Universidad del Norte

Dr. em Ciência da Informação.

Professor do DCI/UFPB 

Carlos Arcila-Calderón, Universidad del Norte

Doutor em Comunicação pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Professor da Universidad del Norte, Colômbia.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Said-Hung, E., & Arcila-Calderón, C. (2013). Formadores de opinião on-line na América Latina e no Oriente Médio: o caso do Top 20 mais visto por usuários do Twitter. Informação &Amp; Sociedade, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/16209

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa