Formadores de opinião on-line na América Latina e no Oriente Médio: o caso do Top 20 mais visto por usuários do Twitter
Palavras-chave:
Redes sociais. Twitter. Líder de opinião. Relações SociaisResumo
Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados preliminares do projeto "A participação e as relações sociais de formadores de opinião on-line no Twitter na América Latina e no Oriente Médio", como parte de pesquisa dos autores. Hipótese inicial deste estudo é que, apesar do aumento atual das redes sociais, o modelo de fluxo de comunicação proposto por Klaus Jensen (2009) é apenas parcialmente válido porque essas configurações de comunicação digital oferecem maiores oportunidades para a exposição personalizada de mensagens de líderes de opinião tradicionais (offline), ao invés de facilitar o surgimento de novas lideranças ao nível social. Os resultados mostram que os usuários apresentam uso intensivo Twitter em ambas as regiões e uma forte inclinação para compartilhar informações. No entanto, observa-se que a maioria de suas mensagens são pessoais e que pouco discutem a notícia. Em comparação, os usuários da América Latina atingem um impacto maior em suas redes que os usuários no Oriente Médio. O estudo conclui que os resultados suportam o modelo de Kensen mas, como estudos anteriores já confirmaram, novos tipos de líderes de opinião on-line não estão realmente sendo produzidos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-08-30
Como Citar
Said-Hung, E., & Arcila-Calderón, C. (2013). Formadores de opinião on-line na América Latina e no Oriente Médio: o caso do Top 20 mais visto por usuários do Twitter. Informação &Amp; Sociedade, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/16209
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.