Por uma cartografia conceitual da web invisível: a dobra oculta do ciberespaço

Autores

  • Silvana Drumond Monteiro Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Ciência da Informação.

Palavras-chave:

Web Invisível, Dobra deleuziana, Dobra semiótica, Ciberespaço.

Resumo

A Web Invisível é a maior porção do ciberespaço e possui complexidade tanto conceitual quanto tecnológica. Para perscrutá-la, alguns conceitos são coligidos, uma vez que não há consenso em seu campo semântico: Web Profunda, Invisível, Oculta e DarkWeb. Também, de acordo com Sherman e Price (2001), apresenta as camadas invisibilidade que compõem esse objeto para melhor compreensão das fronteiras difusas da Web Invisível, que são: Web Opaca; Proprietária; Privada; e Invisível. Para completar a cartografia conceitual, a dobra, conceito leibniziano ressignificado por Deleuze (1991), é a premissa para a ilustração, tanto do conceito quanto do movimento dos platôs simbólicos que formam a Web Invisível no ciberespaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Drumond Monteiro, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Ciência da Informação.

Doutora em Comunicação e Semiótica. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação, Universidade Estadual de Londrina. Bolsista PQ2 do CNPq.

Downloads

Publicado

2013-11-18

Como Citar

Monteiro, S. D. (2013). Por uma cartografia conceitual da web invisível: a dobra oculta do ciberespaço. Informação &Amp; Sociedade, 23(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/16512

Edição

Seção

Artigos de Revisão