Apontamentos sobre bibliotecas em escolas do campo no Estado do Paraná

Autores

  • Marcos Gehrke UFPR
  • Leilah Santiago Bufrem UFPE

Palavras-chave:

Educação do campo. Biblioteca Escolar. Leitura. Escrita. Paraná.

Resumo

Apresenta os resultados parciais de pesquisa sobre a biblioteca escolar na rede pública estadual do campo, no Estado do Paraná, a partir de reflexões sobre a literatura relacionada ao tema e da análise dessa realidade. Objetiva caracterizar os sujeitos da escola do campo, o espaço físico, o acervo, trabalhado, os acontecimentos e as práticas de uso nas bibliotecas escolares, descrevendo a influência dessa conjuntura na existência, no planejamento e nas atividades desenvolvidas e, como decorrência, sua contribuição ao processo formativo dos sujeitos escolares. Realiza pesquisa descritiva em campo, com observação direta e aplicando questionário a representantes de 593 escolas localizadas no campo, de um universo de 2120 estabelecimentos de ensino da rede estadual, obtendo retorno de 60% representantes de escolas da rede pública estadual do campo, no Paraná. Indica para a escola a necessidade de um projeto de leitura e escrita, com o envolvimento da biblioteca. Argumenta que Estado e universidades devam contribuir para a formação de profissionais para esta instituição. Argumenta que a biblioteca escolar no contexto do campo abra-se à comunidade, tanto como prestadora de um serviço, quanto como provocadora de práticas de escrita e leitura, reafirmando a atualidade da pesquisa em bibliotecas escolares. Conclui pela necessidade de ‘ocupar a biblioteca da escola do campo’, concebendo-a não somente como espaço de comunicação, mas de produção de conhecimento. Sugere que o acervo seja também produzido localmente e que o Estado faça desta prática uma política pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Gehrke, UFPR

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Leilah Santiago Bufrem, UFPE

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora Visitante Sênior do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus Marília, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-11-30

Como Citar

Gehrke, M., & Bufrem, L. S. (2013). Apontamentos sobre bibliotecas em escolas do campo no Estado do Paraná. Informação &Amp; Sociedade, 23(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/16673

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa