Construção e acionamento de um modelo de mediação da informação

Autores

  • Maria Giovanna Guedes Farias UFBA
  • Aida Varela Varela UFBA
  • Isa Maria Freire UFPB

Palavras-chave:

Mediação da informação-Modelo. Ações de informação. Competências em informação. Regime de informação. Inclusão social.

Resumo

Propõe discutir os constructos teóricos em torno da criação e do acionamento de um modelo de mediação da informação, objetivando que esse modelo possa facilitar a produção de conhecimentos, por meio da implementação de ações de informação e da promoção de competências em informação, incentivando o processo de conscientização dos moradores de uma comunidade popular urbana. Trata-se de pesquisa em andamento no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, que tem como campo empírico a Comunidade Santa Clara (CSC), na cidade de João Pessoa, PB. Tem como base os pressupostos teórico-metodológicos da Ciência da Informação, com ênfase no seu paradigma social, que preconiza que o conhecimento necessita ser construído coletivamente de forma dialógica com os sujeitos da pesquisa. Visa analisar o atual regime de informação da Comunidade, após a práxis no campo de pesquisa, onde será possível verificar as alterações ocorridas nas redes sócio-comunicacionais. Entende-se que, o trabalho do profissional da informação, nesse contexto social, como organizador e mediador, pode facilitar o acesso e o uso da informação, no apoio à apropriação, pelos protagonistas dessas ações, das informações de que necessitam para saírem do estado de exclusão informacional em que se encontram. Conclui-se que é possível promover um movimento de socialização da informação em busca da consciência crítica, do entendimento da realidade social pelos moradores da comunidade, de valorização do seu poder de pertencimento e do sentimento de sentir-se incluído na sociedade da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Giovanna Guedes Farias, UFBA

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Bolsista Capes.

Aida Varela Varela, UFBA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

Farias, M. G. G., Varela, A. V., & Freire, I. M. (2013). Construção e acionamento de um modelo de mediação da informação. Informação &Amp; Sociedade, 23(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/17315

Edição

Seção

Comunicações de Trabalhos/Pesquisas em Andamento