Cultura informacional: uma proposta de modelo com foco organizacional

Autores

  • Leonardo Barbosa de Moraes FJP - FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO
  • Ricardo Rodrigues Barbosa UFMG - Escola de Ciência da Informação

Palavras-chave:

Cultura organizacional. Cultura informacional. Ciência da informação. Gestão da informação. Metodologia.

Resumo

O artigo relata o desenvolvimento de um modelo de cultura informacional em contextos organizacionais, bem a aplicação de um instrumento capaz de mensurar as dimensões deste modelo. A partir de uma análise de 1 150 trabalhos, das áreas de ciência da informação, teoria organizacional e sistemas de informação, foram selecionados 15 estudos empíricos que constituíram a base conceitual e metodológica da presente pesquisa. O modelo de cultura informacional adotado abrange aspectos relativos à consciência informacional, comunicação e redes de relacionamento, orientação à inovação, gestão da informação e gestão de sistemas de informação. Com base no modelo, criou-se um questionário que foi aplicado, em 208 funcionários de uma empresa de grande porte. Os resultados evidenciam a potencialidade do instrumento para medir dimensões da cultura informacional em contextos organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Barbosa de Moraes, FJP - FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Pesquisador e professor no Centro de Estatísticas e Informações da Fundação João Pinheiro, Brasil.

Ricardo Rodrigues Barbosa, UFMG - Escola de Ciência da Informação

Doutor em Administração de Empresas pela Columbia University, Estados Unidos. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade federal de Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-28

Como Citar

Moraes, L. B. de, & Barbosa, R. R. (2015). Cultura informacional: uma proposta de modelo com foco organizacional. Informação &Amp; Sociedade: Estudos, 25(3), 131–146. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/21904

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa