Estratégias metacognitivas para análise de assunto: aspectos teóricos de superestrutura e esquemas sobre textos literários infanto-juvenis

Autores

  • Roberta Caroline Vesú Alves Unesp - Marília
  • Dulce Amélia de Brito Neves UFPB
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Unesp - Marília
  • João Batista Ernesto de Moraes Unesp

Palavras-chave:

Metacognição, Superestrutura textual, Percurso Gerativo de Sentido

Resumo

A análise de assunto no contexto da Análise Documental de Conteúdo, especificamente, a identificação de temas do texto literário infanto-juvenil, requer estratégias metacognitivas. Por isso, este estudo objetivou analisar, por meio da metodologia de estudo exploratório, alguns aspectos teóricos do texto e discurso, que permitem elucidar as estratégias metacognitivas, esquemas e superestrutura da literatura infanto-juvenil atual, contendo texto narrativo em prosa. Analisamos como resultado que a superestrutura do texto literário infanto-juvenil pode corresponder em certos aspectos ao Percurso Gerativo de Sentido, que oferece os meios a serem utilizados como estratégias metacognitivas para identificação de temas em Análise Documental de Conteúdo. Enfatizamos também, que a superestrutura pode indicar o que deve ser considerado como esquemas mentais para identificação dessa estrutura e temática dos textos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Caroline Vesú Alves, Unesp - Marília

Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil.

Dulce Amélia de Brito Neves, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas gerais, Brasil. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Unesp - Marília

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasl. Livre Docente em Análise Documentária e Linguagens Documentária Alfabéticas pela Universidade estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil.

João Batista Ernesto de Moraes, Unesp

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Livre-Docente em Linguística e Documentação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

Alves, R. C. V., Neves, D. A. de B., Fujita, M. S. L., & Moraes, J. B. E. de. (2016). Estratégias metacognitivas para análise de assunto: aspectos teóricos de superestrutura e esquemas sobre textos literários infanto-juvenis. Informação &Amp; Sociedade, 26(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/21957

Edição

Seção

Artigos de Revisão