Informação no processo de produção: a experiência de uma indústria produtora de BIG BAG

Autores

  • Janete Fernandes Silva UFMT
  • Ariadny Alessandra Silva UFMT

Palavras-chave:

Informação. Fontes de informação. Gestão da Produção. Information. Sources of Information. Production Management

Resumo

Esse trabalho de investigação buscou verificar o papel e a importância da informação na gestão da produção da Indústria de Big Bag, residente no município de Rondonópolis no Estado do Mato Grosso. A abordagem teórica contempla a informação, as fontes de informações, gestão de produção e a informação como recurso estratégico para o setor produtivo e o negócio da organização. Também, serão apresentados os aspectos do processo de produção; os conceitos sobre gestão de produção, de processos e da qualidade; a diferenciação entre tecnologia e inovação. Os parâmetros metodológicos constituem-se da pesquisa qualitativa e pesquisa bibliográfica; como técnica de levantamento de dados, utilizou-se questionário com questões abertas, e fez-se uso da modalidade estudo de caso. Quanto ao resultado, a informação foi considerada como recurso estratégico e um ativo indispensável para o desempenho da linha de produção e na qualidade do produto. This research work aims to evaluate the role and importance of information in production management of the Big Bag Brazil Package Industry, resident in the municipality of Rondonópolis in the state of Mato Grosso. The theoretical approach includes strategic management of information, sources of information, production management and information as a strategic resource for the productive sector and the business of the organization. Also, the aspects of the production process are presented; the concepts of production management, process and quality; differentiation between technology and innovation. The methodological parameters constitute the qualitative research and bibliography research; as a technique of data collection, we used questionnaire with open questions, and made use of case study method.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janete Fernandes Silva, UFMT

Doutora em Educação pela Universidad del Mar, Chile. Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade de Mato Grosso, Brasil.

Ariadny Alessandra Silva, UFMT

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

Silva, J. F., & Silva, A. A. (2016). Informação no processo de produção: a experiência de uma indústria produtora de BIG BAG. Informação &Amp; Sociedade, 26(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/23000

Edição

Seção

Relatos de Experiência