A colaboração científica na perspectiva dos sistemas auto-organizados: um estudo metateórico

Autores

  • Carla Mara Hilário UNESP
  • Natália Bolfarini Tognoli UNESP
  • Maria Cláudia Cabrini Grácio UNESP

Palavras-chave:

Colaboração Científica, Sistemas auto-organizados, Auto-organização da ciência

Resumo

Analisa a dinâmica do processo de produção científica sob o olhar da Filosofia, com o aporte da Sociologia da Ciência. Tem por objetivo realizar um estudo Metateórico da Colaboração Científica, a partir da Teoria dos Sistemas Dinâmico e a Teoria da auto-organização. Para tanto, utiliza a metodologia de análises meteóricas Mu de Ritzer e descreve a ciência e a colaboração científica a partir das teorias elegidas. Identifica o trabalho nos eixos intelectual-interno, social-interno e intelectual externo e destaca que cada domínio apresenta características diferentes em função de suas leis internas, consolidadas a partir de seu desenvolvimento e contexto social. Considera que a formação dos grupos se da de forma espontânea e que os pesquisadores se auto-organizam para escolher seus colaboradores. Considera, ainda, que a ciência pode ser tratada como um sistema autônomo e auto-organizado que se constrói a partir de seus próprios resultados, e com a interação com o contexto social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Mara Hilário, UNESP

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Mestre em Ciência da Informação Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - Campus de Marília, Brasil.

Natália Bolfarini Tognoli, UNESP

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil, e Università degli Studi di Firenze, Itália. Docente da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Marília, Brasil.

Maria Cláudia Cabrini Grácio, UNESP

Doutora em Lógica pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - Campus de Marília, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

Hilário, C. M., Tognoli, N. B., & Grácio, M. C. C. (2016). A colaboração científica na perspectiva dos sistemas auto-organizados: um estudo metateórico. Informação &Amp; Sociedade, 26(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/23856

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa