Biblioteca digital como recurso informacional no ensino a distância (EaD): uma análise das instituições de ensino superior (IESs) credenciadas para programas de EaD na região Sul do país

Autores

  • José Matias dos Santos Filho
  • Maria Júlia Giannasi- Kaimen

Palavras-chave:

Biblioteca Digital – EaD, Educação a distância – Bibliotecas Digitais. Repositórios Digitais - EaD. Tecnologias de informação e comunicação – EaD, Repositórios Digitas – EaD.

Resumo

O artigo contribui com uma breve análise sobre a importância das bibliotecas digitais como recurso informacional necessário ao ensino superior a distância, tendo como referência os parâmetros das secretarias do MEC que regulamentam o credenciamento de IESs para a oferta de programas de ensino a distância, como resultado de pesquisa. Identifica as IES credenciadas nacionalmente para essa modalidade de ensino tendo como foco de análise aquelas situadas na região Sul do país que ofertam cursos de EaD. Aborda a questão da exigência dos itens requeridos como obrigatórios nos processos de credenciamento das IES, em especial o item bibliotecas, centrando-se na biblioteca digital e nos demais ambientes virtuais de acesso remoto abordando conceituações, modelos existentes e a importância destes repositórios digitais junto ao processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa, de caráter descritivo e abordagem qualitativa de análise, conclui permitindo afirmar que os repositórios digitais de informação, chamem-se eles bibliotecas digitais ou designem-se com outra terminologia, são incipientes nas IES estudadas, embora se apresentem como um recurso informacional de grande importância nessa modalidade de ensino. 

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Publicado

2009-12-10

Como Citar

Santos Filho, J. M. dos, & Kaimen, M. J. G.-. (2009). Biblioteca digital como recurso informacional no ensino a distância (EaD): uma análise das instituições de ensino superior (IESs) credenciadas para programas de EaD na região Sul do país. Informação &Amp; Sociedade, 19(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/2390

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa