Conexões entre Arquivo, Biblioteca e Museu: similaridade das atividades profissionais

Autores

  • Rubem Damião Soares Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Carlos Alberto Avila Araujo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Arquivo, Biblioteca, Museu, Colaboração, Atividades Profissionais

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as relações entre Arquivos, Bibliotecas e Museus, no âmbito das instituições, para identificar possíveis relações de similaridade entre suas atividades profissionais, bem como determinar como essas conexões influenciam o processo de colaboração mútua. O fato de existir um movimento global de conectividade entre museus, bibliotecas e arquivos, com o intuito de promover e desenvolver estratégicas e políticas de colaboração interinstitucional com foco no intercâmbio de conhecimento, economia de recursos financeiros e recursos humanos, políticas comuns de financiamento, promoção de boas práticas institucionais, tem motivado uma aproximação entre as três áreas e pode-se perceber, especialmente nas últimas duas décadas, uma crescente interdisciplinaridade, parcerias e colaborações institucionais com o objetivo de prestar um serviço mais abrangente e de maior qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubem Damião Soares Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestrando em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui especialização em Gestão Estratégica da Informação, pelo Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2007). Graduação em Desenho Industrial - Hb. Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (2006).

Carlos Alberto Avila Araujo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Diretor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Jornalismo pela Fafich/UFMG (1996), mestrado em Comunicação Social pela Fafich/UFMG (2000), doutorado em Ciência da Informação pela ECI/UFMG (2005) e pós-doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2011). Líder da linha de pesquisa Informação, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFMG (PPGCI/UFMG). Foi Editor Adjunto da revista Perspectivas em Ciência da Informação (1413-9936) de 2007 a 2011 e de 2013 e 2015. Fez parte, em 2008, da Comissão de planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de graduação em Arquivologia da UFMG e, em 2009, foi presidente da Comissão de planejamento e desenvolvimento do projeto pedagógico do curso de Museologia da UFMG. Foi membro da diretoria da Abecin. Atua nas áreas de Epistemologia da Ciência da Informação e suas relações com a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia, Estudos de Usuários da Informação, Biblioteca Escolar.

Downloads

Publicado

2016-09-26

Como Citar

Soares Nogueira, R. D., & Avila Araujo, C. A. (2016). Conexões entre Arquivo, Biblioteca e Museu: similaridade das atividades profissionais. Informação &Amp; Sociedade, 26(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/28745

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa