Gestão da Informaçao e do Conhecimento nos Programas Públicos para a juventude no Brasil e Espanha

Autores

  • Rosilene Agapito da Silva LLarena UFPB
  • Miguel Ángel Esteban Navarro Universidade de Zaragoza
  • Emeide Nóbrega Duarte UFPB

Palavras-chave:

Políticas Públicas de Juventude. Gestão do Conhecimento. Gestão da informação.

Resumo

Discute políticas públicas para juventude no contexto informacional de jovens brasileiros e espanhóis. Objetiva analisar os modelos de Gestão da Informação e do Conhecimento das políticas públicas e programas voltados para a juventude desenvolvidos na região de Aragón da Espanha e do Brasil pelos agentes dos programas com competência.  Estabelece base conceitual para reflexão das questões suscitadas em modelos de gestão da informação (GI) e gestão do conhecimento (GC) adotados como referências. Utiliza a perspectiva metodológica de base filosófica pós-estruturalista com tipologia quali-quantitativa, bibliográfica, documental, descritiva e estudo de casos múltiplos. Resulta nos desenhos organizacionais de GI e GC específicos baseados em modelos de referência, nos principais focos de GI e GC na perspectiva do compartilhamento em rede cuja finalidade está no conhecimento, informação e formação para a juventude. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilene Agapito da Silva LLarena, UFPB

Doutora em Ciência da Infomação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bacarel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.  Professora no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Miguel Ángel Esteban Navarro, Universidade de Zaragoza

Professor Titular do Departamento de Ciências da Documentação e Historia da Ciência da Universidade de Zaragoza, Espanha. Coordenador do Mestrado Oficial Universitario em Consultoría de Informação e Comunicação Digital da Universidade de Zaragoza, Espanha.

Emeide Nóbrega Duarte, UFPB

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Pós-Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Brasil. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.


Professora do nível associado da Universidade Federal da Paraíba. Pós-doutorado em Ciência da Informação realizado na UNESP - Marília. Doutorado em Administração e Mestrado em Biblioteconomia realizados na UFPB. Possui curso de graduação em Biblioteconomia pela UFPB. Curso de Especialização em Documentação Científica realizado na UFRJ/IBICT. Curso de especialização em Organização e Administração de Arquivos realizado na UFPB. Credenciada no PPGCI da UFPB . Membro do comitê interno de pesquisa (PIBIC/PIVIC/PRPG) da UFPB. Coordenadora do GT4 do ENANCIB - 2013 e 2014. Atua nos seguintes eixos temáticos: gestão da informação e do conhecimento, aprendizagem organizacional, cultura informacional, competência em informação e inteligência organizacional. Nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Graduação em Arquivologia e pós-graduação em Ciência da Informação, ensina a disciplina "Gestão da Informação e do conhecimento nas organizações.Professora do nível associado da Universidade Federal da Paraíba. Pós-doutorado em Ciência da Informação realizado na UNESP - Marília. Doutorado em Administração e Mestrado em Biblioteconomia realizados na UFPB. Possui curso de graduação em Biblioteconomia pela UFPB. Curso de Especialização em Documentação Científica realizado na UFRJ/IBICT. Curso de especialização em Organização e Administração de Arquivos realizado na UFPB. Credenciada no PPGCI da UFPB . Membro do comitê interno de pesquisa (PIBIC/PIVIC/PRPG) da UFPB. Coordenadora do GT4 do ENANCIB - 2013 e 2014. Atua nos seguintes eixos temáticos: gestão da informação e do conhecimento, aprendizagem organizacional, cultura informacional, competência em informação e inteligência organizacional. Nos cursos de graduação em Biblioteconomia, Graduação em Arquivologia e pós-graduação em Ciência da Informação, ensina a disciplina "Gestão da Informação e do conhecimento nas organizações.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

LLarena, R. A. da S., Esteban Navarro, M. Ángel, & Duarte, E. N. (2016). Gestão da Informaçao e do Conhecimento nos Programas Públicos para a juventude no Brasil e Espanha. Informação &Amp; Sociedade, 26(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/28770

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa