Estudo da preservação digital dos videogames sob o viés da Arquivologia

Autores

  • Roberto Lopes dos Santos Junior Universidade Federal do Pará
  • Vanderson Monteiro Nunes Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Arquivologia, preservação digital, videogames, jogos eletrônicos

Resumo

Análise, baseado em levantamento bibliográfico e revisão de literatura em fontes secundárias, identificando o estado da arte das pesquisas ligadas a Arquivologia (e áreas correlatas como Ciência da Informação e Biblioteconomia) sobre a preservação dos videogames. Inicialmente foi feito breve estudo histórico sobre a origem e evolução dos jogos eletrônicos. Posteriormente, foram discutidas as principais temáticas referentes à preservação digital no âmbito arquivístico e, por fim, realizada uma discussão sobre a preservação digital nos videogames, separadas respectivamente sobre o pretenso caráter documental desse tipo de suporte, aspectos teóricos ligados a preservação dessas mídias, das estratégias de emulação e encapsulamento dos videogames, além da utilização de repositórios e museus tecnológicos para o armazenamento dessa mídia. O trabalho identificou a existência, principalmente após 2005, de estudos, ligados a Arquivologia norte-americana e europeia, indicando a necessidade de preservação de diferentes características presentes nos videogames, apesar dos objetivos e premissas que consolidem a preservação dessas mídias ainda estarem em fase de desenvolvimento. O levantamento indicou também que a temática da preservação dos videogames possui potencial para posterior desenvolvimento em pesquisas ligadas a Arquivologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Lopes dos Santos Junior, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciência da Informação pelo convênio Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiae Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.Professor adjunto da Faculdade de arquivologia da Universidade Federal do Pará, Brasil.

Vanderson Monteiro Nunes, Universidade Federal do Pará

Graduando e bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

Santos Junior, R. L. dos, & Nunes, V. M. (2016). Estudo da preservação digital dos videogames sob o viés da Arquivologia. Informação &Amp; Sociedade, 26(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/29322

Edição

Seção

Artigos de Revisão