Análise do equilíbrio entre privacidade e utilidade no acesso a dados

Autores

  • Elaine Parra Affonso Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Marília
  • Sandra Cristina de Oliveira Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus de Tupã – SP
  • Ricardo César Gonçalves Sant'Ana Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus de Marília - SP

Palavras-chave:

Proteção de dados. Anonimização. Utilidade de dados.

Resumo

Este artigo analisa medidas para proteção da privacidade por meio de técnicas não perturbativas e perturbativas, buscando o equilíbrio entre privacidade e utilidade de dados. Assim, utilizou-se de supressão e generalização para anonimização de dados de consultas médicas e, com base em Mivule (2015), realizou-se a adição de ruídos para gerar dados modificados privados. Posteriormente, verificou-se a utilidade destes dados por meio de análise de agrupamento. A generalização mantém a veracidade dos dados e, quando combinada à adição de ruídos, pode ser uma alternativa viável para disponibilizar dados, minimizando ameaças à privacidade e considerando a questão da utilidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Parra Affonso, Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Marília

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista – Campus de  Marília, Brasil. Professora da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Brasil.

 

Sandra Cristina de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus de Tupã – SP

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Tupã, Brasil. 

Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, Universidade Estadual Paulista (Unesp) – Campus de Marília - SP

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Professor Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Affonso, E. P., Oliveira, S. C. de, & Sant’Ana, R. C. G. (2017). Análise do equilíbrio entre privacidade e utilidade no acesso a dados. Informação &Amp; Sociedade, 27(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/29422

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa